Moradia e Cidadania/SC realiza Encontro Regional de Comitês

1 set 2011
0

Moradia e Cidadania/SC realiza Encontro Regional de Comitês

    A Moradia e Cidadania/SC realizou, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2011 em Florianópolis, o Encontro Regional de Comitês, um preparatório para o Encontro Nacional, que ocorre anualmente em Brasília. O objetivo deste encontro foi promover a troca de experiências entre os Comitês Regionais, levantar questões para o Encontro Nacional, apresentar o Projeto de Internalização da ONG, promover uma pequena Oficina de Projetos, entre outras atividades.

    No dia 19, ocorreu uma integração do grupo e após foi servido um Café Colonial.

    Sábado, dia 20, iniciaram com uma palestra sobre Terceiro Setor, ministrada por Paulo Becker. Após fizeram um estudo do Regimento de Comitê Regional em forma de Circulo de Cultura levando os participantes a refletir, dialogar e vivenciar o papel dos Comitês no apoio à Coordenação Estadual.  Durante a parte da manhã ainda foi apresentado pelo Sr. Laurêncio João Korbes, membro do Conselho Fiscal o estudo das Finanças e Sustentabilidade da ONG.

    No mesmo dia, houve uma troca de experiências também utilizando o Círculo de Cultura para facilitar o processo. Este foi o momento alto do Encontro, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar sua experiência, enriquecer seu saber e conhecer um pouco mais dos colegas. 

    Foi apresentado um filme que conta a história da ONG Verde Vida de Chapecó, onde a ONG Moradia e Cidadania atua com o apoio ao Projeto Pintando Unhas Colorindo Vidas, trazida pelo associado Odair Balen que também é diretor do Verde Vida. Contaram também com a presença do aluno Henrique Araújo Monteiro do curso de Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que apresentou um trabalho realizado durante a disciplina de Projeto Visual I que faz parte do currículo do curso que tinha por objetivo criar/redesenhar uma identidade visual empresarial ou institucional e este, escolheu a ONG Moradia e Cidadania.

    O dia 21 iniciou com a apresentação do Projeto de Internalização apresentado pela coordenadora da ONG Rosaura Couto e Paulo Becker. O projeto tem por objetivo apresentar a todos os empregados da CAIXA do estado de Santa Catarina a ONG Moradia e Cidadania, expondo sua missão, seu histórico e seus projetos para divulgar a ONG e obter novas adesões e maior participação. Após realizamos uma pequena oficina participativa onde os participantes puderam construir juntos, um projeto que tem como base o Marco Lógico.

    “Encerramos com a certeza de que temos muito trabalho pela frente e de que podemos contar uns com os outros. Aprendemos a compartilhar sonhos e alguns dos muitos caminhos para concretizá-los”.

    Estiveram presentes: representantes dos comitês de Joinville, Regional Sul Santa Catarina, Florianópolis; O Coordenador de São Paulo, Sr Marco Gonçalves e representante da Coordenação do Paraná, sra Débora Penteado Zamboni; de um representante do Conselho Deliberativo, Sr Altivo Goularte Rodrigues e, do Coordenador do Conselho Fiscal Nacional, Sr. Laurêncio João Korbes. Tivemos também a presença do Sr. Odair Balen representante da ONG Verde Vida que é parceira da Moradia e Cidadania.

    Este encontro contou com o apoio da APCEF Florianópolis.

Categorizados em:

Deixe uma resposta