Moradia e Cidadania/SC promove Curso de Educação Biocêntrica para educadores do Terceiro Setor

17 jul 2012
0

Moradia e Cidadania/SC promove Curso de Educação Biocêntrica para educadores do Terceiro Setor

    Quando agimos orientados por uma perspectiva biocêntrica, a suposta hierarquia entre os organismos vivos desaparece e todas as manifestações de vida tornam-se essenciais. Deslocamo-nos da noção de ambiente como espaço privado e relativo, para uma compreensão abrangente, que reconhece o universo como uma rede de interdependências onde todas as atitudes têm implicações.

    Diante disto, o Curso de Educação Biocêntrica tem como co-promotor a Moradia e Cidadania/SC e a UNISC – Universidade de Santa Cruz, como proposta de formação para educadores e gestores de organizações não governamentais ligados ao Terceiro Setor.

    Ao longo destes anos e atuando com projetos voltados para políticas sociais em regiões com vulnerabilidade social do Estado de Santa Catarina, a ONG percebeu a carência de profissionais qualificados e preparados para desenvolver projetos na área de Educação Ambiental e Sócio – Educação.

   Nesse sentido, a ONG firmou parceria com a UNISC para promover um curso de extensão numa perspectiva da Educação Biocêntrica e ao mesmo tempo, que contemplasse o maior número de profissionais de ONGs, Educação, Saúde e Cultura para formação e qualificação profissional, o qual está acontecendo em Gravatal. O curso terá a durabilidade de um ano   sendo um final de semana presencial e um encontro virtual ao mês.        

Objetivos do projeto são:

 

  • Proporcionar a fundamentação teórica e prática de acordo com o pressuposto Biocêntrico, possibilitando uma nova visão de mundo a partir de um pensar científico, de ações, reflexões e vivências que contribuam para dar sentido a vida e as ações no mundo;
  • Fortalecer a criatividade e sensibilidade do participante frente a si mesmo, ao outro e ao meio ambiente; favorecendo a sua atuação como facilitador de processos de geração de vida nas escolas, comunidade e organizações do terceiro setor;
  • Estimular os participantes a vivenciar a aplicar no seu contexto pessoal e profissional os conceitos e práticas da Educação Biocêntrica, cuidando, respeitando, valorizando e celebrando a vida com responsabilidade, amor, ética, alegria e prazer;
  • Formar educadores sociais que possam atuar com inteireza, competência e afeto, onde os atos de sentir, pensar e fazer sejam integrados a sua ação pedagógica no mundo.


Categorizados em:

Deixe uma resposta