Moradia e Cidadania/SC é parceira de Projeto de Geração de Renda para jovens

18 abr 2011
0

Moradia e Cidadania/SC é parceira de Projeto de Geração de Renda para jovens

    A ONG Moradia e Cidadania/SC é parceira do “Projeto Pintando Unhas Colorindo Vidas” – PUCV, que acontece na cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina/SC. O projeto tem como objetivo atender adolescentes e oferecer-lhes atividades que garantam a formação técnica, cidadã e profissionalizante, amparando-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei N. 8.069). A meta é beneficiar 56 adolescentes por semestre. O PUCV pretende desenvolver uma oficina que possibilite a capacitação de adolescentes para a profissão de manicure/pedicure. O apoio ao projeto ocorreu durante o ano de 2010 e foi renovado para o ano de 2011.

    Além da Moradia e Cidadania/SC, que financiará os materiais necessários para a execução do projeto e o pagamento da profissional responsável pela orientação dos beneficiários, são parceiros do Projeto, a ONG Verde Vida, o Comitê Gestor Chapecó, e a Saquetti Relógios, que doa material reciclável para o programa e atuará oferecendo desconto na afiação de alicates usados para a execução das oficinas. 

    A Loja do Cabeleireiro, e a Casa do Cabeleireiro também são parceiras do programa, na doação de materiais recicláveis, e atuam no projeto oferecendo descontos na compra dos materiais para a execução da oficina de manicure/pedicure. A Vigilância Sanitária fiscaliza o local, os materiais utilizados e o uso de equipamentos de segurança, além de orientar a forma mais adequada de trabalhar, para não causar riscos à saúde.

    A satisfação das adolescentes é visível. Letícia do Nascimento participa do Projeto e declara que “é bem melhor quando tem mais material, por exemplo, o creme esfoliante e o creme para mãos, que antes não tinha, facilitam e melhoram a oficina. A qualidade do material melhorou bastante, os alicates estão sempre afiados, e a gente não se machuca tanto.”

    Isabel Frantz, Pedagoga da ONG Verde Vida, assegura que “a situação familiar de alguns melhorou consideravelmente, sendo que alguns pais agradeceram a oportunidade que as filhas tiveram de participar da oficina e ter seu dinheiro para comprar o que pediam, e os mesmos não podiam dar. A maior parte dos adolescentes se diz mais calmos e concentrados agora, pois precisam de silêncio e concentração para a correta retirada da cutícula e para fazer a decoração das unhas”.

    A Educadora Maria Rejane Colaço, parceira do PUCV, afirma que “acredito ter sido importante o apadrinhamento da nossa oficina pela ONG Moradia e Cidadania, para que pudéssemos oferecer melhores condições de aprendizado para os adolescentes, com material e estrutura adequados. Passamos o ano de 2009, anterior ao inicio do Projeto, sem muito material, e era difícil ensinar como fazer unhas. Os adolescentes ficaram mais motivados em 2010 porque podiam escolher a cor da unha, qual seria a decoração, além de ter mais vagas na oficina. Tenho só a agradecer a parceria. Ver a motivação deles me motivou também.”

Categorizados em:

Deixe uma resposta