Moradia e Cidadania/SC é parceira do Projeto “Mulheres de Pano – Costurando Sustentabilidade”

28 fev 2012
0

Moradia e Cidadania/SC é parceira do Projeto “Mulheres de Pano – Costurando Sustentabilidade”

    A Moradia e Cidadania/SC através do Comitê SR Norte estabeleceu uma parceira com a Associação das Artesãs da Costura Mulheres de Pano, a qual foi criada pelo incentivo socioeducacional e ambiental do Projeto de Extensão Universitária: “Costurando Sustentabilidade” da Instituição de Ensino Superior TUPY – SOCIESC de Joinville/SC, coordenado pela Professora Daniela Janaína Pereira Miranda. Este projeto tem como objetivo promover a extensão universitária interdisciplinar, ou seja, incentivar por meio da gestão do conhecimento e da educação empreendedora, apresentar conceitos bases da sustentabilidade promovendo a compreensão e a importância da geração de renda fundamentada por base da economia solidária. As oficinas e palestras vão orientar e estimular as mulheres do bairro Morro do Meio na criação de sacolas, bolsas, tapetes, aventais, cortinas, bonés e outros produtos de retalhos e materiais reciclados, a fim de auxiliá-las em sua economia domiciliar.

    Este projeto teve início na primeira semana de outubro em 2011, durante as terças-feiras, dividido inicialmente em 01 turno, procurando atender de 08 a 10 mulheres durante as noites, das 19hs às 22hs na Capela Imaculada Conceição, bairro Morro do Meio, Joinville/SC.    

    Moradores relatam que passam por sérias dificuldades sociais e econômicas, devido sua maioria ter baixa (ou nenhuma) escolaridade e, assim, enfrentam dificuldades de conseguirem trabalho. Comenta-se ainda que muitos do bairro vieram do estado do Paraná e, em geral, compreende-se que são pouquíssimas as oportunidades de trabalho para essa comunidade.

    A Moradia e Cidadania contribui com o aluguel do espaço, na doação de 25 computadores para o Curso de Inclusão Digital para os jovens da comunidade, na articulação com a prefeitura local e CRAS para a doação de um terreno para a construção da sede através do Projeto Mãos a Obra.

    Além da consultoria de comunicação e marketing a ONG firmou um protocolo com a Mesa Brasil – SESC para fornecer lanches ás senhoras do Projeto Mulheres de Pano.

    A proposta do Projeto “Costurando Sustentabilidade” é atender mulheres de 18 a 50 anos, desempregadas ou com turno de 20hs de trabalho, independente de seu nível de escolaridade que estejam interessadas em aprender, capacitar-se no corte e costura e participar das oficinas de extensão universitária sob o tema de responsabilidade socioambiental.  



Categorizados em:

Deixe uma resposta