Moradia e Cidadania/SC apoiou o Projeto Agricultura Urbana e Revolução dos Baldinhos

21 mar 2011
0

Moradia e Cidadania/SC apoiou o Projeto Agricultura Urbana e Revolução dos Baldinhos

    A Moradia e Cidadania/SC apoiou durante os meses janeiro, fevereiro e março o Projeto Agricultura Urbana e Revolução dos Baldinhos que tem como objetivo geral contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de setores mais excluídos do município de Florianópolis através da valorização dos resíduos orgânicos (compostagem) e o desenvolvimento da agricultura urbana.

   O projeto qualifica jovens como agente comunitário, contribuindo na ampliação das famílias capacitadas e sensibilizadas para a correta separação e destinação do lixo orgânico e beneficia o Bairro Monte Cristo, com cerca de trinta mil habitantes, localizado na área continental, da cidade de Florianópolis, formado pelas comunidades Novo Horizonte (ocupação organizada em 1989), Chico Mendes (formação a partir de 1991), Nossa Senhora da Glória (formação mais antiga – 1975), Santa Terezinha I e II, Nova Esperança, Monte Cristo (que tem o mesmo nome do bairro), Promorar e Panorama.

    Marcos José de Abreu – Técnico Cepagro, responsável pelo projeto diz que está muito feliz com o apoio da Moradia e Cidadania “Estamos muito felizes com este apoio de vocês, pois o projeto esta sob o risco de terminar, mas como a proposta é realmente transformadora de uma realidade, vossa instituição e a Secretaria Municipal de Habitação estarão apoiando o projeto por 06 meses e após este período a Eletrosul estará apoiando por mais 06 meses, isto nos garante mais 01 ano para construir a sustentabilidade junto ao poder público municipal e estadual!”

    Nos locais que as famílias foram sensibilizadas e passaram a fazer parte do projeto houve diminuição considerável dos roedores e produção de composto orgânico para as hortas como resultado final. Este trabalho se justifica na necessidade de oficinas para estimular as famílias a permanecer no projeto, continuar capacitando agentes locais e também para ampliar o número de participantes do projeto na comunidade. Quanto maior for o número de pessoas participantes, melhor será para saúde pública, segurança alimentar e bem estar social.

    Os parceiros do projeto estão em vários níveis, existem os parceiros de Base, ligados ao Poder Público ou ONGs que atuam na comunidade como as Creches Chico Mendes e Mateus de Barros, Centros de Educação Continuada Chico Mendes e Novo Horizonte, Escola América Dutra Machado, Casa Chico Mendes,entre outros que auxiliam no apoio diário aos jovens e atividade disponibilizando espaços físicos, profissionais de apoio e até mesmo alimentação e alguns materiais. Temos os apoios Institucionais do Poder Público ou Privado, como Cooperações Internacionais (IAF, Misereor), Caixa Econômica Federal, Sec. Municipal de Habitação e Saneamento, ICom, Instituto Vonpar, Supermercados da Região, CESE e Comcap que contribuem na construção de propostas para apoiarem o Projeto, ou já apoiaram  em algum período com pagamento de pessoal, aquisição de materiais, divulgação e insumos. Também contribui para a promoção da Proposta, conquista de espaço físico como o terreno para o pátio de compostagem, doação de Baldinhos, articulação para o Acesso ao Fundo Municipal de saneamento que é o grande Plano de Sustentabilidade do Projeto.

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta