Moradia e Cidadania/SC apóia o Projeto Reeducação Afetiva

21 out 2010
0

Moradia e Cidadania/SC apóia o Projeto Reeducação Afetiva

    A Moradia e Cidadania/SC apóia o Projeto Reeducação Afetiva desenvolvido no Município de Criciúma, na Instituição Bairro da Juventude, que tem como objetivo  contribuir no fortalecimento da ação da rede de proteção social voltada aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Município, ele auxilia os estudantes na formação da identidade saudável e fortalecimento de vínculos familiares, escolares, comunitários e sociais, numa perspectiva de protagonismo social e de crescimento pessoal, ético e moral.

    São realizadas duas oficinas semanais de Biodanza®, com duração de aproximadamente 3 horas cada uma. Uma oficina é para crianças e outra para pré-adolescentes e adolescentes. Biodanza® é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias de vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo.

    O Projeto Reeducação Afetiva é inovador na prática pedagógica, pois fornece aos educadores novas alternativas para enfrentar as dificuldades oriundas das relações de trabalho e, proporcionar aos educandos a possibilidade de entendimento em sociedade e desenvolvimento de seus potenciais devido ao desajuste constante vivido no dia a dia que interferem diretamente na aprendizagem. O impacto pretendido com este projeto é o da melhoria nas relações pessoais gerando maior socialização; que os educandos incorporem no seu viver diário a responsabilidade, autenticidade; que recuperem sua autoestima, a capacidade criativa e afetiva e que os momentos vividos durante os encontros com o grupo possam ser estruturantes positivamente.

“Dar continuidade a este projeto está sendo um desfio que estimula o desejo de se associar a todos aqueles que acreditam no potencial do ser humano, quanto à capacidade de transformação para formar vínculos sociais mais saudáveis e com isso ser um agente de mudança no seu próprio meio. A cada encontro surgem fatos que mostram que, atrás da desestrutura afetiva existe um núcleo saudável que ao ser acessado, leva o indivíduo ao encontro da sua identidade, fortalecendo-a e disponibilizando novas habilidades para favorecer o convívio social. Este ó grande desafio, contribuir com a formação de jovens que dispõe de ferramentas para lidar adequadamente com suas emoções e com isso trocar, a angústia, o medo, a culpa, o desrespeito, o sofrimento, a mágoa e a ansiedade pela segurança, maturidade, tranqüilidade, equilíbrio, autoestima e amor próprio.”Eni Espode – facilitadora dos grupos.

    A Moradia e Cidadania/SC contribui na execução do projeto dando suporte técnico para um bom desenvolvimento do mesmo e pagamento do facilitador (transporte, encargos sociais e honorários).

Parceiros: Moradia e Cidadania e o Bairro da Juventude. As oficinas são orientadas pela Facilitadora de Biodanza®, Bióloga e Educadora Biocêntrica Eni Spode.

Categorizados em:

Deixe uma resposta