Moradia e Cidadania/RS realiza oficina de inclusão digital na Semana do Artesão

28 mar 2011
0

Moradia e Cidadania/RS realiza oficina de inclusão digital na Semana do Artesão

    No encerramento das comemorações da Semana do Artesão foi realizada, no dia 25 de março, uma Oficina de Inclusão Digital para artesãos, cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato, abordando a utilização da internet e das redes sociais como ferramenta para o desenvolvimento do artesanato, com foco na ampliação de mercado. Ao todo, 14 artesãos da Capital e da Região Metropolitana de Porto Alegre participaram da oficina, que contou com as presenças do diretor técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Ricardo Erig, do coordenador da ONG Moradia e Cidadania/RS, Artur Ferreira Almeida, e Airto Pereira, coordenador do Projeto Casa Brasil, na abertura.

    Desde 2009, a FGTAS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania/Projeto Casa Brasil, viabilizou uma Sala de Educação Digital, que funciona na Casa do Artesão em Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144) e está disponível aos artesãos cadastrados pelo PGA. Segundo Vera Cioccari, coordenadora da Casa do Artesão, tanto os artesãos que necessitam fazer pesquisas pela internet como aqueles que buscam sua iniciação na área da informática podem ter acesso à sala, de segunda a sexta-feira, no horário da 11h às 17h. No local existem 10 computadores, com banda larga, uma impressora e um instrutor da ONG para auxiliar os artesãos.

    Na Casa do Artesão também são desenvolvidos cursos para grupos de até 12 artesãos. No ano passado, 32 artesãos fizeram esses cursos e, neste ano, as aulas terão início no próximo mês. Até agora, 21 artesãos já estão inscritos, inclusive Erica Melina Lauer, 74 anos, que pretende aprender a usar a internet para vender seus produtos- flores, bichinhos e móbiles- confeccionados em E.V.A. e latas de cervejas.

    Vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), fomentando e estimulando a atividade artesanal, com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão em todos as regiões do Rio Grande do Sul.

Fonte: Portal do Estado RS

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta