comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A ONG Moradia e Cidadania participou do seminário de divulgação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil na última sexta-feira (21), em Porto Alegre (RS), sendo representada pelo Coordenador Estadual Artur Ferreira Almeida, o conselheiro Lauri Ely e pela coordenadora da Casa Brasil, Vera Menna Barreto. O projeto é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 com a finalidade de reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por organizações da sociedade civil como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais, e por prefeituras que contribuam para o alcance dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Nesta edição serão premiadas 30 práticas, com os seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
Os projetos selecionados receberão visitas dos técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Os premiados receberão, em Brasília, um troféu e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM.
A abertura do evento contou com a participação de representantes da Presidência da República, do Programa Nacional das Nações Unidas, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, entre outras. Ainda durante o evento, o prefeito José Fortunati formalizou a adesão de Porto Alegre aos ODM.
O núcleo estadual ODM no RS congrega os três setores da sociedade em favor do alcance das metas do milênio, sendo composto das seguintes instituições: Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAG), Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (FAMURS), Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Instituto Social de Cuidado Ambiental (ISCA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST) e ONG Moradia e Cidadania ( integrantes do comitê: Lauri Ely, Altivo Rodrigues e Artur Almeida).