Moradia e Cidadania/PI firma parceria com a FAPI para aprimoramento profissional de estudantes

17 jun 2016
0

Moradia e Cidadania/PI firma parceria com a FAPI para aprimoramento profissional de estudantes

      A ONG Moradia e Cidadania/PI concedeu através de acordo de Cooperação Técnica (Convênio) com a Faculdade do Piauí (FAPI) um campo de estágio obrigatório supervisionado para as alunas de Serviço Social. Agora, o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CACA) apoiado pela Coordenação PI configurou-se espaço para aprimoramento profissional, cultural e social das jovens estagiárias, onde a aprendizagem acontece através da participação prática junto aos beneficiários do projeto.

       No término do estágio – que contabilizou 450hs, as estagiárias desenvolveram um projeto de intervenção intitulado Trabalhando a Conscientização para a Transformação da Realidade (Semana “D”), de acordo com o levantamento das necessidades observadas durante o período de estágio.

      A proposta visa desenvolver a Semana “D” com ações, serviços, atividades e informações que incentivem, sensibilizem e potencializem as famílias para o exercício da cidadania, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida. Durante a semana de 30 de maio a 06 de junho de 2016 foram desenvolvidas ações voltadas para crianças, adolescentes e famílias do território do grande satélite:

  • Trabalhou-se através de dinâmicas a auto-estima, integração, valorização da amizade e respeito pelo outro.
  • Mural com informações sobre os serviços oferecidos Estatuto da Criança e do Adolescente (direitos e deveres);
  • Alimentação saudável;
  • Cuidados primários com a saúde e controle da pressão arterial;
  • Oficina de pintura no rosto para crianças, e corte de cabelo;
  • Roda de Conversa com temas variados: benefícios assistenciais, serviços, programas e projetos ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social;
  • Importância das parcerias com a rede de atendimento sócio assistencial;

        A Implantação do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) no CACA foi um legado deixado pelas estagiárias da FAPI. Para a efetivação do projeto de intervenção, as estagiárias estabeleceram parceria com Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS (Gerência de Nutrição); Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Leste II; Polícia Militar (PROERD); Salão Donas, e outros profissionais voluntários (Saúde, Arte e Recreação).

{siggal}pi-17.06.2016{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta