Moradia e Cidadania/PE promove ações socioambientais e divulga trabalhos sociais no 12º Feirão da Caixa

25 maio 2016
0

Moradia e Cidadania/PE promove ações socioambientais e divulga trabalhos sociais no 12º Feirão da Caixa

     A Moradia e Cidadania/PE marcou presença na 12ª edição do Feirão CAIXA da Casa Própria, realizado no dos dias 20,21 e 22 de maio de 2016, no Centro de Convenções de Pernambuco. A ONG protagonizou diversas ações socioambientais e divulgou os trabalhos sociais realizados no estado. Em dois stands cedidos pela instituição financeira, foram expostos e comercializados os artesanatos provenientes de três projetos ambientais apoiados pela Moradia e Cidadania: Reciclar e Preservar; Semeando o Futuro; e o SELETA – projeto apoiado pela Caixa, que beneficia mulheres do bairro do Coqueiral, Jaboatão dos Guararapes.

     Além da comercialização dos objetos artesanais derivados de sucatas, os visitantes ouviram ainda explicações sobre os projetos desenvolvidos pela ONG em Pernambuco e se divertiam com as brincadeiras coordenadas pelo arte educador, caracterizado de “Mister ONG”. A equipe da Moradia e Cidadania/PE ainda visitou os stands espalhados pelo Feirão, onde ocorreram 14 adesões (contribuição financeira debitada na conta mensalmente) como contribuintes da coordenação Pernambuco.

      Fora dos stands, foi articulada, em conjunto com os funcionários da Caixa, uma ação simbólica que incentiva a plantação: as pessoas que conseguiam fechar a carta de crédito para a aquisição de um imóvel, ganhavam saquinhos artesanais com sementes de coentro para plantar em seus novos lares.

Falando nisso…

     A ONG contratou a cooperativa Esperança Viva para realizar os primeiros procedimentos de reutilização de todo o material descartado pelo evento. A cooperativa, nos três dias de feirão, atuou separando o lixo orgânico do não orgânico, do lado externo do centro de convenções. A catadora, Laudineide Santos, explicou o seu trabalho. “Separamos os papelões, plásticos, garrafas PET, latinhas e copo de água mineral (não orgânico)”. Os materiais, depois desta seleção, foram encaminhados para a cooperativa, situada na rua imperial, centro do Recife, para serem prensados e destinados às empresas de reciclagem.

Confira as atividades promovidas pela Moradia e Cidadania/PE no evento:

1 – Distribuição de sementes de coentro (incentivo a plantação),
2 – Incentivo a coleta seletiva de todo material descartado pelo feirão. A coleta foi feita pela cooperativa Esperança Viva;
3 – Exposição de três projetos artesanais (apoiados pela ONG), para expor e comercializar os seus produtos,
4 – Visita aos stands vizinhos para divulgar a ONG. Nestas visitas 14 pessoas confiaram no trabalho social e se tornaram associados à organização;
5 – Comercialização dos seus produtos institucionais;
6 – Brincadeiras com o arte educador.

{siggal}pe-25.05.2016{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta