comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania/PE patrocinou os materiais da reforma que forrará com PVC o teto do Centro de Assistência à Mulher (CAM). O CAM é uma associação do município de Limoeiro, situado há 77km de Recife, que beneficia mulheres da localidade que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ação visa atender o projeto Mulheres Rurais Tecendo Novas Relações de Trabalho e Geração de Renda. A ação incentiva a independência financeira de 11 mulheres moradoras do sítio Lage – Zona Rural de Limoeiro – através da fabricação e comercialização de bolos de “bacia”. O projeto social é realizado desde o ano passado e atende a 2ª turma.
A presidente do CAM, Maria Isabel, falou do início do projeto, e sobre o empecilho que impulsionou a reforma. “Elas aprenderam a técnica de criação de bolos de “bacia” pelo SENAC, mas não tinham um espaço para fabricá-los. Foi onde o CAM cedeu um espaço. Porém o local não atendia às normas de segurança sanitária exigidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, explicou Isabel.
Recentemente, a associação conquistou uma chamada pública que consolidará a geração de renda das mulheres. A chamada propõe a fabricação de 2000 a 3000 bolos para escolas públicas, creches, e centros sociais do município. Porém, por causa do teto de telha, sem laje, a associação corria o risco de perder a chamada.
A reforma colabora com índice 3 dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e ajudará a associação na adequação às imposições de segurança da Anvisa e, consequentemente, colaborará com o lucro das mulheres beneficiadas pelo projeto. A finalização da obra está prevista para próxima segunda-feira, dia 30 de março e o recomeço do projeto para a próxima quarta – feira (01 de abril de 2015).
Saiba mais:
O apoio da ONG Moradia e Cidadania/PE atende o índice 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres – dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000; no qual, o Brasil ficou em 85º lugar no ranking mundial, na avaliação do ano passado. A ação social também atende o 5º (alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas) e o 8º índice (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos) dos futuros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que substituirá os ODM esse ano.
Conheça os ODM, clique aqui.