comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania/PE participou da abertura do 8º Feirão da Caixa da Casa Própria que aconteceu no dia 4 maio de 2012, no Centro de Convenções em Olinda, onde contou com a apresentação do grupo de maracatu da Casa Menina Mulher, formado por adolescentes de baixa renda. O grupo saudou os participantes que entravam no feirão com muita música e dança.
No stand da ONG houve incentivo às crianças e adultos sobre a questão da reciclagem e do respeito ao meio ambiente, tudo isso em clima de descontração. As crianças pintaram, participaram de brincadeiras educativas, aprenderam a fazer coleta seletiva e ganharam de presente brinquedos clássicos (peteca, rói-rói e Mané gostoso). Os pais puderam conhecer as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Coordenação da Moradia em Pernambuco. As oficinas foram ministradas por um arte-educador, Paulo André. Também houve espaço para exposição e divulgação de parceiros da ONG, que levaram artesanatos feitos por adolescentes do Centro Cultural e Social Severinos.
A ONG incentivou o plantio de 1.200 mudas da Mata Atlântica, que foram entregues principalmente para quem fechasse a carta de crédito. As mudas foram cedidas em parceria com a Universidade Federal Rural de PE- UFRPE e o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA. O Comitê GIRET, em parceria com a Moradia, viabilizou a Cooperativa Esperança Viva para receber todo material inservível do feirão. Foram arrecadados 220 kg de Papel, 498 kg de Plástico e170 kg de Metal, no valor total de R$ 699,00.
Com a participação no 8º Feirão, a Moradia e Cidadania/PE busca divulgar e fortalecer as ações, agregar novos associados e voluntários, divulgar os projetos e ações sociais, gerar renda para cooperativas que trabalham de forma sustentável e promover educação ambiental. Neste ano, a Coordenação obteve quatro novos associados que demonstraram confiança no trabalho desenvolvido pela Moradia e Cidadania.