comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Entre os dias 3 e 5 de julho de 2012, a Moradia e Cidadania/MG participou do II Fórum da Internet no Brasil, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda e promovido pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
A ONG foi representada por seus colaboradores: Augusto Schwartz, assistente de comunicação e integrante do Projeto Rede Conhecimentos Livres, Leonardo Zenha e Clara Selma, colaboradores e também integrantes do projeto.
O Fórum da Internet no Brasil tem por objetivo reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O fórum é um espaço aberto e um convite para debates sobre os desafios atuais e futuros da Internet.
A equipe da Moradia e Cidadania/MG dividiu-se para participar das mesas propostas que foram nomeadas como trilhas:
1 – Garantia de Direitos na Rede e Marco Civil da Internet
2 – Propriedade Intelectual na Rede
3 – Banda Larga no Brasil e Inclusão Digital: O que fazer?
4 – Como Estimular Conteúdos e Plataformas Nacionais na Rede Mundial
5 – Governança Global da Internet
Durante o segundo dia do fórum, cerca de mil participantes discutiram os entraves e avanços da Internet no Brasil, em cinco trilhas temáticas (citadas acima), e deram sugestões à CGI de como melhorar rede, na expectativa de que as manifestações chegarão às instâncias decisórias do governo federal.
A plenária se reuniu para propor e discutir ações que assegurem a continuidade das políticas públicas de inclusão digital, hoje abrigada na Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. Durante a plenária também foi proposta a realização da 11ª Oficina para Inclusão Digital, até então suspensa pela secretaria de inclusão digital e o ministério.
Ficou decidido a criação de três grupos do trabalho a fim de dar continuidade às ações demandadas pela Plenária da Inclusão Digital:
GT Articulação – Grupo de Trabalho para acompanhar as negociações em torno dos dois programas junto ao Ministério das Comunicações;
GT 11ª Oficina – Grupo de Trabalho para a organização e viabilização da Oficina para Inclusão e Participação Social 2012;
GT Comitê Técnico – Grupo de trabalho para fomentar a reativação do comitê técnico da Inclusão Digital.
A Moradia e Cidadania faz parte do grupo de trabalho para organização e viabilização da oficina que tem previsão para ocorrer na segunda quinzena de novembro no Estado do Rio Grande do Sul.