comunicacao@moradiaecidadania.org.br
No dia 19 de novembro de 2014, aconteceu o II Seminário Regional da Pessoa com Diferença Especial – ANO II/2014 e a entrega dos certificados aos alunos concluintes do projeto Inclusão Digital – 2014, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Barreiros – PE. Os eventos foram resultados de dois projetos (Um Olhar a Diferença e Inclusão Digital) desenvolvidos através da parceria entre a Coordenação PE e a ONG História Viva, no município de Barreiros. Os encerramentos dos projetos registraram os 11 anos de amizade entre as duas organizações.
O seminário que desencadeou o projeto “Um Olhar à Diferença”, foi apresentado pelo Gestor Executivo da ONG História Viva, profº Charles Barreto, e pela mantenedora voluntária da ONG História Viva e Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Barreiros, Marlene Couto. Nele, houve a exposição das produções educacionais e culturais confeccionadas pelos alunos deficientes (alunos com deficiências físicas e mentais) beneficiados pelo projeto Um Olhar à Diferença. O projeto oferece atividades socioeducacionais (alfabetização) e socioculturais (dança e teatro), além de atividades recreativas a 30 alunos deficientes. Na ocasião, também foram reconhecidas as instituições que ajudam o trabalho social oferecido pela ONG História Viva, onde a ONG Moradia e Cidadania/PE foi presenteada com uma placa comemorativa e um certificado de agradecimento.
Logo após a palestra, aconteceu a 12ª formatura de informática, no qual, os alunos do projeto Inclusão Digital, receberam os certificados de conclusão de curso. Ao todo foram 200 alunos que aprenderam a educação digital básica, dominando os programas Word e Excel. Também foram gratificados os 100 alunos destaques que completaram o curso de qualificação profissional de manutenção de computadores e instalações de rede analógica de internet. No projeto de Inclusão digital a ONG Moradia e Cidadania/PE doou 20 computadores para o curso de informática básica, que tem carga horária de 60 horas, e seis meses de duração. O projeto também conta com o apoio da VIVA NET, Prefeitura do Município de Barreiros, e da Coordenação Estadual do programa Todos com a Nota.