comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Teve início, no dia 03 de agosto de 2011, a formação de 40 empreendimentos de economia solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para utilizar o Cirandas.
Esta ação é um desdobramento do Projeto “Implementação de Estratégia de Formação em Economia Solidária”, realizado pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), com o patrocínio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania. As formações deste projeto aconteceram entre os meses de março e abril de 2011 em todas as regiões do país. Em Minas Gerais participaram quatro pessoas que, após capacitarem os 40 empreendimentos, serão Pontos de Apoio Cirandas no estado.
Em parceria com a ONG Moradia e Cidadania/MG, o Ponto de Apoio Cirandas prevê uma formação com carga horária total de 08 horas. Seu objetivo é, além de divulgar o site do Cirandas, apresentar as ferramentas e possibilidades de utilização do sistema. São trabalhados dois momentos principais: a inscrição e configuração do perfil pessoal de cada participante, e a ativação do site do empreendimento com todas as suas ferramentas. No atendimento virtual, os participantes esclarecerem dúvidas e colocam em prática o que aprenderam.
As turmas foram organizadas com os representantes dos grupo. Entre os grupos que participaram das capacitações, encontramos desde pessoas que nunca acessaram internet, até representantes de grupos que possuem site, blog e participam de redes sociais.
A Moradia e Cidadania/MG ofereceu a infra-estrutura física e o Laboratório Digital Linux para a realização desta capacitação.