Moradia e Cidadania/MG inicia Ciclo de Capacitações Rede Conhecimentos Livres

17 jul 2012
0

Moradia e Cidadania/MG inicia Ciclo de Capacitações Rede Conhecimentos Livres

ciclo capacitacao RCL-mg-1    Teve início no dia 12 de junho de 2012 o Ciclo de Capacitações para os novos educadores digitais da Rede Conhecimentos Livres, realizado pela Moradia e Cidadania/MG.

    A metodologia configura-se dividida em três eixos integrados durante o período de capacitação:

Formação técnica – Tem o objetivo de transmitir e divulgar o que já foi pesquisado e comprovado cientificamente. Preocupa-se com o conteúdo clássico, o conhecimento comprovado.

Formação sócio-cultural – Tem o objetivo de promover o olhar crítico frente as novas tecnologias e a sua função na sociedade como um instrumento de produção de conhecimentos.

Formação para educação social – Tem o objetivo de fomentar a discussão sobre a ótica da multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, emancipação filosófica que pensa formas de intervenção buscando alternativas condizentes com a realidade, a partir de novos temas mobilizadores, emergentes e abertos à reflexão.

    As capacitações tem como premissa estimular que os educadores exerçam um papel autônomo na busca e apropriação ativa de conhecimentos.

    Para esta nova etapa do projeto a pretensão é promover capacitação de 20 educadores e a instalação de 11 laboratórios na região metropolitana de Belo Horizonte. A característica de cada laboratório é a instalação de 10 máquinas de trabalho e um servidor de rede, impressão e gestão das estações.

    A assinatura do protocolo de intenções para ampliação da Rede Conhecimentos Livres ampliará a participação em programas do Governo Federal. Estes programas estão distribuídos em regiões mais afastadas da região metropolitana, mas podemos observar que são necessários para a consolidação de outras políticas públicas como a economia solidária e a política nacional de resíduos sólidos.

    Através destes programas e do reconhecido trabalho que a ONG possui, pretende-se ampliar o público beneficiado e equalizar as diferenças de acessibilidade que são tão comuns por todo estado de Minas Gerais.

    Compõem a rede de instituições:

  • GASS – Grupo de Apoio Social Solidariedade
  • Conselho Comunitário Assis Chateaubriand do Vale do Jatobá
  • Casa do Estudante MG / MOFUCE
  • Moradia e Cidadania
  • Cruz Vermelha do Brasil / Belo Horizonte MG
  • AFFAS – Ação Faça uma Família Sorrir – Sabará-MG
  • UESA – União Estudantil de Sabará
  • Casa Comum / ONG 4 Cantos do Mundo
  • GREAMAR – Grupo de Estudos Alternativos do Bairro Floramar e Adjacências
  • AFFAS – Ação Faça uma Família Sorrir

    Salientamos para importância deste projeto uma vez que tem sido desenvolvido com recursos próprios obtidos através da contribuição dos associados e voluntários de nossa instituição.

    Sua instituição também pode fazer parte. Façam contato e sejam bem vindos.

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta