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A Moradia e Cidadania/MG em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte inauguraram o escritório da Agência de Negócios da Fábrica Social – ANEFS, no dia 6 de maio, no Centro Público de Economia Solidária. Participaram da inauguração o superintendente regional, Rômulo Martins, a Coordenadora Estadual da ONG, Vânia Debien e representantes da PBH.
Esse projeto é um desdobramento da sistemática Fábrica Social, disseminada pela CAIXA na Ação de Integração de Políticas Públicas voltada à população de baixa renda, focada no desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas e viabilizada por meio de parcerias, piloto desenvolvido com o Núcleo de Costura da ASMARE e a SANTA CASA de Belo Horizonte, em 2007/2008.
Em 2009, a sistemática da Fábrica Social foi utilizada pela URBEL na intervenção do PAC em Vilas e Favelas de Belo Horizonte/MG, no Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS, potencializando o eixo de “Trabalho e Renda”, onde surgiu a Unidade Produtiva de Confecção e Silk da Vila São José.
A ANEFS é um projeto que conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e da CAIXA, e será executado / coordenado pela Moradia e Cidadania MG (ONG criada pelos empregados da CAIXA). A ANEFS é pautada pelo comércio justo e assessora grupos de produção, a exemplo da UP Vila São José.
O objetivo da ANEFS será assessorar grupos de produção vinculados ou não às políticas públicas de geração de trabalho e renda nas atividades (financeiras e logística de produção) relacionadas a seus negócios.Estratégia que visa dotar as unidades de produção de mecanismos viáveis para a realização de negócios, por meio da articulação de parcerias técnicas, financeiras e comerciais.
Atividades que foram desenvolvidas:
1- Diagnóstico produtivo e comercial de grupos para identificar as potencialidades e fragilidades.
2- Prospecção de mercado.
3- Desenvolver logística de comercialização.
4- Realizar e articular parcerias visando firmar convênios de cooperação comercial com empresas de responsabilidade social para fechar negócios (identificar mercados potenciais; exemplos: hotelaria, que com a realização da Copa em 2014, vai aumentar sua demanda de enxoval de cama e mesa; hospitais, possui demanda continua de enxoval hospitalar; construtoras, cuja demanda de uniformes tb é continua; etc. e com base nesse mercado qualificar os grupos produtivos para atendê-lo).
5- Melhorar os sistemas de gestão administrativa e produtiva dos grupos de inclusão produtiva .
6- Criar marca institucional do canal de comercialização.
7- Realizar Rodadas de Negócios.