Moradia e Cidadania/MG comemora o recebimento do galpão para processamento de materiais recicláveis na Rede Sol.

11 nov 2010
0

Moradia e Cidadania/MG comemora o recebimento do galpão para processamento de materiais recicláveis na Rede Sol.

    A Moradia e Cidadania/MG comemora o recebimento do galpão para processamento de materiais recicláveis na Rede Sol. Antes da formação das cooperativas e posteriormente da Rede Sol  os trabalhadores faziam parte de grupos informais, que recolhiam os materiais em seus bairros e vendiam por conta própria na maioria das vezes à ferros velhos.

    O trabalho da Moradia e Cidadania/MG, em parceria com o Fórum Municipal Lixo e Cidadania,  Caixa Econômica Federal, Lexmark, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, GVI Contabilidade, dentre outros parceiros foi organizar e apoiar os grupos de trabalhadores na formalização de cooperativas para recolhimento, triagem e comercialização de resíduos sólidos.

    A organização destes trabalhadores  a oferta  de cursos de capacitação e o acompanhamento técnicos  possibilitaram o desenvolvimento e aprimoramento do empreendedorismo dos grupos. Mas as associações ainda assim comercializam individualmente, o que diminuí a margem de lucratividade dos Cooperados. A Moradia e Cidadania auxiliou  na  formalização das Cooperativas singulares e  finalmente na central de cooperativas, desta forma poderemos iniciar a comercialização conjunta  e diretamente com a indústria. 

    Em maio de 2010 a Rede Sol se consolidou como uma central de cooperativas com o nome COOPERATIVA CENTRAL REDE SOLIDARIA DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE MG – REDESOL MG com 05 cooperativas registradas e mais 05 associações em processo de formalização, os empreendimentos estão distribuídos na capital e região metropolitana. 

    Atualmente os 10 empreendimentos componentes da Rede Sol são responsáveis pela separação de mais de 700 toneladas por mês.

    A Moradia e Cidadania oferece apoio financeiro, representação política e organizacional à Rede Sol e suas filiadas. Também está sendo implantado um sistema de VPN – Rede Privada Virtual que irá interligar as cooperativas, esta iniciativa possibilitará a padronização do controle administrativo em rede. A Rede Sol realiza reuniões periódicas no Centro Público de Economia Solidária. 

    Para saber mais sobre a REDE SOL assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IxztbDvHHcU

Contato: [email protected]

Categorizados em:

Deixe uma resposta