comunicacao@moradiaecidadania.org.br
No período de 18 a 20 de abril de 2012, a Moradia e Cidadania/MA participou do Encontro Nacional Preparatório da V Plenária Nacional de Economia Solidária, que aconteceu no Divino Paraíso – Núcleo Rural Casa Grande, Ponte Alta. O Maranhão teve como representantes: Eunice Costa Nunes (Moradia e Cidadania/MA – Entidade de Apoio e Fomento á Economia Solidária), Mariana Nascimento (Setres – Secretária Estadual de Combate ao Trabalho Escravo e Economia Solidária) e Darlan Pereira (Empreendimento de Economia Solidária).
O significado da economia verde, o contexto nacional e mundial com iniciativas de privatização da natureza, foram criticamente debatidos pelos participantes do encontro no dia 18. O contraponto construído pela economia solidária e outras iniciativas de resistência, como da agroecologia e da soberania alimentar, que efetivamente buscam a sustentabilidade e a justiça na construção de outro modelo de sociedade, foram reafirmadas e estão se articulando no contexto da Rio+20, construindo uma proposta democrática e propositiva, chamada Cúpula dos Povos.
Os movimentos sociais e redes que participaram do Encontro de Diálogos e Convergências foram convidados para o Encontro e alguns contribuíram com o debate, foi o caso do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), a Marcha Mundial de Mulheres, além da participação da RECID, Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas (CONAQ), Central dos Movimentos Populares (CMP) e Pedro Ivo que trouxe o histórico da construção dos acordos multilaterais sobre o meio ambiente. A mediação do debate foi feita por Andrea Mendes, integrante da Coordenação Executiva do FBES e representante na organização da Cúpula dos Povos.
OBJETIVOS DO ENCONTRO: