Moradia e Cidadania/GO realizou diversas ações no mês de março

21 mar 2011
0

Moradia e Cidadania/GO realizou diversas ações no mês de março

    A Moradia e Cidadania/GO participou, no dia 02 de março, de uma reunião na Cooperativa dos Catadores de Aparecida de Goiânia (COOCAP). Na ocasião, aconteceu a apresentação do galpão da COOCAP, a negociação do contrato de locação do galpão e termo de parceria com a ONG, a preparação da  mobilização da população do St. Garavelo, em Aparecida de Goiânia para início da coleta seletiva no município pela própria cooperativa.

    No dia 03, a ONG doou 5 cabras ao Lar Monsenhor de Pitaluga (abrigo de crianças e adolescentes localizado na zona rural de Anápolis), adquiridas da UFG – Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de fornecer leite e terapia ocupacional aos internos. Este é um novo projeto que a Moradia e Cidadania iniciou parceria e pretende implementar outras ações. 

     Representantes da Moradia e Cidadania/GO se reuniram, no dia 11 de março, com a Coordenação do Projeto Cataforte/Cooperar na Fundação Banco do Brasil em Brasília, com objetivo de avaliar e planejar as ações do projeto, que em Goiás é coordenado pela Moradia e Cidadania/GO, em parceria com a Universidade Federal Goiás. Estavam presentes também representantes da FBB e da UFG.

   No dia 12 de março, a ONG em parceria com diversas entidades realizou uma atividade de educação ambiental e mobilização da população de Aparecida de Goiânia para participar da coleta seletiva em benefício da COOCAP – Cooperativa de Catadores de Aparecida de Goiânia. Esta ação tem como objetivo estruturar o trabalho de coleta, seleção e comercialização do material reciclável da região, bem como retirar as famílias do aterro sanitário, local insalubre e degradante.

    Na semana posterior, dia 14, teve uma reunião com representante da Associação de Moradores do Residencial Itamaracá e do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a reunião ficou acordado que a Moradia e Cidadania/GO fornecerá gratuitamente vagas para adolescentes a partir de 12 anos e do Programa ProJovem no curso de Educação Digital do Projeto CIDES Itamaracá. A ONG também firmará uma parceria com a Associação de Idosos do Balneário Meia Ponte com objetivo de oferecer cursos nas áreas de esporte e artesanato.

    No dia 17 de março a Coordenação fez uma entrega de lanches para as crianças participantes do Projeto Revoada, que será utilizado neste primeiro semestre/2011. Com uma parceria firmada entre a ONG, a Universidade Federal de Goiás e CEPAE, o curso oferece cursos em educação artística, música, teatro e de construção de bonecos mamulengos.

    No dia 18, teve uma reunião com o Pe. Luiz Augusto, da Paróquia Sagrada Família, em Goiânia, com o objetivo de estabelecer parceria para prestar assistência aos catadores de materiais recicláveis que moram na Comunidade Vale do Sol em Aparecida de Goiânia/GO.

    Outra reunião aconteceu no dia 23 com o Prefeito de São Miguel do Araguaia, e vereadores, que foram recebidos pela Coordenadora Pedagógica do Projeto Cataforte / Cooperar Milka Costa e a Técnica Carla Grassi B.dos Andos. A visita teve o objetivo de orientar a implantação da coleta seletiva no Município de São Miguel do Araguaia.

    No mesmo dia a Moradia e Cidadania/GO se reuniu com a Coordenação do Projeto Cooperar, para planejar as ações a serem realizadas no VIII Encontro de Formação para Catadores de Materiais Recicláveis, que acontecerá no dia 02 de abril. Na oportunidade os 230 catadores assistirão no Cine Lumiére (Shopping Bouganville) ao documentário Lixo Extraordinário; após o filme haverá debate e palestras.

Categorizados em:

Deixe uma resposta