comunicacao@moradiaecidadania.org.br
O Projeto de Serigrafia – Oficina de Silkscreen, desenvolvido pela Moradia e Cidadania/ES em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (IASES), foi destaque no Diário Oficial e no próprio site do Instituto, conforme link e matéria abaixo.
Os trabalhos na oficina são realizados por adolescentes que cometeram atos infracionais e que estão acautelados na Unidade de Internação Provisória (UNIP) em Cariacica/ES. As atividades deram início com a estamparia em camisetas. No entanto, o projeto ganhou corpo e se estendeu a ecobags, mouse pads, azulejos decorativos e agora trabalha com xícaras e canecas de porcelana.
As pessoas interessadas em adquirir qualquer um destes produtos citados, de forma personalizada, basta entrar em contato com a ONG por e-mail: administrativoes@gmail.com, e encaminhar a foto no formato .jpg.
Oficina de Serigrafia inicia produção de xícaras decoradas
Durante as aulas, os socioeducandos aprendem a técnica de estamparia, denominada sublimação, as formas de manusear o maquinário de serigrafia e também recebem instruções sobre empreendedorismo, vendas e mercado de trabalho.
De acordo com o professor de serigrafia da unidade, Luiz Carlos dos Santos, a atividade, além de terapêutica, produz artigos que possuem valor de mercado. “A oficina de serigrafia ensina um ofício que pode ser utilizado como fonte de renda, já que existe espaço no mercado para essas produções. Além disso, nós estamos recebendo a contrapartida dos adolescentes, que é o empenho e o interesse”, contou.
De acordo com a subgerente socioeducativa Rosa Elizabeth Lessa Ribeiro, as peças produzidas pelos adolescentes na Oficina de Serigrafia têm feito tanto sucesso, que está sendo ampliada e aberta para a participação de alguns familiares. “Identificamos inicialmente quatro famílias que trabalham com comércio que já estão participando das aulas em busca de consultoria, pois é uma técnica simples, mas muito interessante, que pode auxiliar na renda familiar do adolescente quando deixar a unidade e de sua família”, disse.