comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania/ES desenvolve em parceria com a Associação Ateliê de Idéias e outras Instituições, de 05 a 20 de janeiro, o Mutirão do Bem – Valorizando o lugar que vivemos”.
A ação está dentro do projeto Ecos do Bem e visa enfrentar o problema do lixo no Território do Bem, que é formado pelas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Engenharia, Bonfim, Consolação, Floresta e Jaburu, em Vitória/ES.
A iniciativa busca sensibilizar os moradores dos entornos de pontos sujos de lixo, a partir da realização de campanhas de Educação Ambiental. Para o ponto de partida dessa ação, que faz parte do primeiro evento de mobilização, foi realizado na manhã do dia 5, um café da manhã comunitário na comunidade do Jaburu, fornecido pela Moradia e Cidadania. Estiveram presentes no local os técnicos das secretarias municipais de Vitória, de Saúde e Serviço, o coordenador da ONG, Roberto Paradizzo, representantes comunitários do Território do Bem e toda a equipe do Ecos do Bem.
O propósito do Projeto é de transformar, por meio da conscientização ambiental, os pontos sujos de lixo em espaços melhores, mais saudáveis, mais bonitos, para serem cuidados como bem-comum pela comunidade. E tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento local de modo sustentável.
O mutirão do Bem irá formar multiplicadores de boas práticas, incluindo a separação e destinação adequada dos lixos secos e úmidos.
Também farão parte da programação atividades lúdicas e visitas domiciliares, de porta em porta.
A meta é que 60% da população do Território do Bem seja alcançada e sensibilizada, direta ou indiretamente, pela mobilização.