Moradia e Cidadania/DF realiza Projeto Cidadania Feminina em Ceilândia Sul

11 out 2011
0

Moradia e Cidadania/DF realiza Projeto Cidadania Feminina em Ceilândia Sul

   A Moradia e Cidadania/DF é parceira no Projeto Cidadania Feminina, que visa a autonomia e inclusão social de mulheres de baixa renda, a partir da capacitação para a geração de renda. O Projeto é uma parceria com o Centro Comunitário São Lucas – CECOSAL, localizado em Ceilândia Sul-DF.

 

    O objetivo do Projeto Cidadania Feminina é para a capacitação profissional no ramo de hotelaria, qualificando as mulheres para o mercado de trabalho, visando a independência financeira, qualidade de vida e auto-estima das participantes, bem como de sua família. O público alvo do Projeto são as mães, tias e avós das crianças e adolescentes atendidas pelo CECOSAL.

 

   É oferecido curso de capacitação profissional para o exercício de camareira de hotel, com conteúdo pautado em teoria e prática, sendo 2 turmas de 20 alunas cada (120h/aula), totalizando 40 capacitações por projeto.

 

    O curso é acompanhado e avaliado por Assistente Social do parceiro, com a finalidade de proporcionar o bom desempenho do projeto, que conta também com o acompanhamento do assistente de projetos desta ONG. Dentre outras instrumentais de monitoramento e avaliação, as ferramentas são:

 

– Questionário realizado no inicio e no final do projeto;

– Relatório de atividades desenvolvidas;

– Lista de presença diária;

– Acompanhamento sistemático da assiduidade das participantes, considerando-se os motivos das ausências verificadas no curso ministrado, assim como as razões de eventual desligamento e retorno à origem, em sendo o caso.

– Avaliação do conteúdo programático.

    No término da execução deste primeiro projeto com o CECOSAL, foi verificado êxito total, com avaliação positiva das alunas e da instrutora, até porque algumas alunas conseguiram se inserir no mercado de trabalho ainda durante o curso, o que foi um estímulo para as demais alunas. Para a ONG, assim como aos demais parceiros envolvidos no projeto, este foi o indicativo à assertividade da escolha do parceiro/projeto.

    No planejamento do curso, o qual foi abrangente, inclusive, os cuidados que a camareira deve ter na sua apresentação pessoal, com a organização da sua casa e cuidados junto ao marido, se for o caso, pois tudo tem influência no desempenho do trabalho. 

    Foi um investimento com retorno imediato e promissor e, principalmente, que fez a diferença na vida de muitas famílias.

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta