Moradia e Cidadania/CE comemora as ações e projetos realizadas no 1º semestre de 2009

23 jul 2009
0

Moradia e Cidadania/CE comemora as ações e projetos realizadas no 1º semestre de 2009

As ações que aparecem nessa página, refletem, naturalmente, a insersão da nossa ONG na vida da sociedade cearense e seus compromissos sociais. É uma entidade que acredita no poder transformador das pessoas e procura atuar de modo a contribuir para que esse potencial se convertem realidade.” Sônia Olímpio

PROJETO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve em Fortaleza o Projeto Educação Digital com o objetivo de promover o acesso as novas tecnologias da informação para os moradores do Conjunto José Walter.

    As aulas acontecem no Centro de Cidadania Adauto Bezerra. Durante o 1º Semestre de 2009, foram certificados 120 alunos do Projeto de Inclusão Digital.

    Após o término do curso, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho, através da parceria entre ONG e IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.

CURSO DE HARDWARE

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Hardware no Centro de Cidadania Adauto Bezerra localizado no Conjunto José Walter. O curso tem por objetivo promover a montagem e manutenção de computadores para jovens e adolescentes de 16 a 25 anos, pertencentes a famílias carentes de ambos os sexos, matriculados em escola pública, e que vivem em situação de risco. Atualmente são atendidos 60 alunos.

    A Moradia e Cidadania/CE participa do projeto disponibilizando materiais, equipamentos e realizando pagamento dos professores. Outros parceiros também colaboram com esta iniciativa como: Prefeitura Municipal de Fortaleza , a Caixa Econômica Federal e Rapinet (Empresa de Informática).

 

CURSO DE CORTE E COSTURA

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Corte e Costura no Conjunto José Walter. O curso tem por objetivo proporcionar às mulheres oportunidades de aprender um ofício, podendo assim, trabalhar sua auto – estima. Aprendem também, noções de administração, pois tem a possibilidade de montar seu próprio negócio. No final do curso, confeccionam camisolas e pijamas para a ONG doar ao Asilo dos Velhinhos Pobres de Maranguape, Munícipio do Ceará.

    O curso acontece no Centro de Cidadania Adauto Bezerra e tem duração de três meses. Durante o 1º Semestre de 2009, foram atendidas 60 mulheres. As 12 melhores alunas ganharam máquinas de costura, doadas pela ONG Reflorescer, e saíram do projeto todas empregadas, através de uma parceria da ONG com algumas fábricas e confecções.

    São parceiros deste projeto a Caixa, IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, a ONG Reflorescer e a Prefeitura de Fortaleza.

 

  
 

CURSO DE MANICURE E PEDICURE

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Manicure e Pedicure no Centro de Cidadania Adauto Bezerra, Conjunto José Walter. O curso tem por objetivo capacitar mulheres, visando criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho ou montar seu próprio negócio.
   No 1º Semestre de 2009, foram capacitadas 60 mulheres. Além das aulas de manicura e pedicura, elas participam de oficinas de relações interpessoais, podendo assim lidar com o público que possivelmente irão atender.

    A Moradia e Cidadania/CE participa deste projeto mantendo os materiais e o instrutor do curso, já as realizações das palestras e oficinas recebem a colaboração do IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho. Outros parceiros é a ONG Reflorecer e a Prefeitura de Fortaleza.


SERIGRAFIA

    A ONG Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Serigrafia para os moradores do Conjunto José Walter. O curso tem como objetivo proporcionar qualificação profissional aos jovens de baixa renda.

    No Centro de Cidadania Adauto Bezerra, eles aprendem noções de administração e interação pessoal e social.

    Durante o 1° semestre de 2009, foram capacitados 60 jovens, entre 16 á 25 anos.

    A ONG participa deste curso realizando a remuneração dos profissionais e mantendo os materiais que são utilizado.


CURSO DE ARTESANATO

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Artesanato no Centro de Cidadania Adauto Bezerra, Conjunto José Walter. O curso tem como objetivo proporcionar geração de emprego e renda para homens e mulheres de baixa renda.

    O curso capacitou no 1° semestre de 2009, 60 pessoas. O produto feito por eles, foram expostos nas agências da Caixa e todos foram vendidos.

    Além de remunerar o instrutor, a Moradia e Cidadania/CE realiza a compra dos materiais utilizados. Este curso também tem a parceria da Caixa, IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, ONG Reflorescer e da Prefeitura de Fortaleza.
 

PROJETO DE MUSICALIDADE

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve em Fortaleza o Projeto de Musicalidade, no Conjunto José Walter. O Projeto “JOVEM EM SINTONIA” promove o desenvolvimento de habilidades musicais com aulas de violão, violino, teclado, e noções de canto para jovens e adolescentes.

    O projeto beneficia também pessoas que buscam na música, alternativa de vida e de renda.

    No Centro de Cidadania Adauto Bezerra, 100 pessoas pessoas foram beneficiadas neste 1º semestre.

 

    A Moradia e Cidadania/CE participa deste projeto remunerando os professores e comprando os equipamentos utilizados pelos alunos. Outros parceiros que fazem parte desta iniciativa, é a Caixa, o IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, a ONG Reflorescer e a Prefeitura de Fortaleza. 

 

BANDA DE MÚSICA

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Projeto Banda de Música na Comunidade Dias Macedo. A banda de música ACAS, atende jovens e adolescentes.

    Durante o 1° semestre de 2009, 80 pessoas foram beneficiadas com este projeto.

    A Moradia e Cidadania/CE participa deste projeto remunerando os professores e comprando os equipamentos utilizados pelos alunos. Outros parceiros que fazem parte desta iniciativa, é a Caixa, o IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, a ONG Reflorescer e a Prefeitura de Fortaleza.

 

HOMENAGEM AO DIA DO ÍNDIO

    A ONG Moradia e Cidadania /CE levou para a Comunidade do Tapeba em Fortaleza, o dia “D” da Saúde. Neste dia, foi promovido atendimento médico, odontológico, aplicação de flúor, emissão de documentos, palestras sobre primeiros socorros, brincadeiras e apresentações culturais. Várias pessoas foram beneficiadas.

PROJETO AGRICULTURA FAMILIAR
 

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Projeto Agricultura Familiar no Assentamento do Souza, cituado no Município de Mulungú, interior do estado do Ceará.

    O projeto promove a realização de palestras são realizadas com objetivo de conscientizar os agricultores sobre a preservação do meio ambiente, e o plantio sem o uso agrotóxicos.

    Durante o 1° semestre de 2009, o projeto atendeu 35 famílias. Cada uma delas recebeu da Moradia e Cidadania um computador, para as crianças terem noções de informática, livros para pesquisas, e roupas especiais para apicultura.

    A Moradia e Cidadania/CE participa deste projeto doando os computadores, roupas para apicultura da ONG e livros dos funcionários da Caixa.

 

PROJETO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Projeto de Danças Folclóricas, que atende jovens e adolescentes. As aulas acontecem no Centro de cidadania Adauto Bezerra, no Bairro José Walter.

   O Grupo Arte Popular de Fortaleza participou de festivais de quadrilhas na capital e no interior e de apresentações em agências da Caixa.

    No dia 8 de junho de 2009, o Grupo viajou pela terceira vez, para a França a fim de representar o Brasil no festival de Folclore do Mundo com o patrocinio da Moradia e Cidadania, Assembléia Legislativa e Casa Civil.

    O projeto atendeu 80 jovens e adolescentes no 1° semestre de 2009.

    A Moradia e Cidadania/CE participa deste projeto fazendo a remuneração da professora, e disponibilizando o material e o carro para as apresentações nas agências da Caixa e nos festivais.

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

    A Moradia e Cidadania/CE apóia o Projeto Lar da Paz que fica localizado no Eusébio, Município de Fortaleza. Este projeto atende 40 pessoas viciadas em drogas. Elas participam de palestras e de cursos de artesanato, culinária, eletricista, pedreiro.

    A ONG apóia também o Projeto Leão de Judá, que também trabalha na recuperação de dependentes químicos. O objetivo deste projeto é recuperá-los para voltar a sociedade. Nestes projetos a Moradia e Cidadania/CE colabora doando materiais para o artesanato, alimentos e materiais de higiene pessoal.


DOAÇÃO DE NOTAS FISCAIS

    A Moradia e Cidadania/CE recebeu doação de notas fiscais para o Projeto Pé no Chão, no bairro do Canindézinho em Fortaleza, com essa doação foi possível recuperar o galpão, a pintura e na sala de dança das crianças e jovens foi colocado um espelho.

    A ONG Moradia e Cidadania/CE parabeniza todos os funcionários que contribuíram doando suas notas fiscais, pois o resultado foi surpreendente e altamente positivo.

    Esta iniciativa é um programa de educação tributária do Ceára, no qual o consumidor ajuda o governo a fiscalizar a emissão de notas fiscais e, consequentemente, a arrecadação de impostos. Uma parte do imposto que o governo arrecada é investida em obras sociais.

    A ONG Moradia e Cidadania/CE parabeniza todos os funcionários que contribuíram doando suas notas fiscais, pois o resultado foi surpreendente e altamente positivo.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

    A Moradia e Cidadania/CE comemorou o Dia Internacional da Mulher com apresentações culturais em algumas agências da Caixa e no auditório do Edifício Sede em Fortaleza.

HOMENAGEM AS MÃES

    Moradia e Cidadania/CE comemorou o Dia das Mães, com muita festa e com apresentação especial da Orquestra Filadélfia, na comunidade do Itaperi em Fortaleza.

LANÇAMENTO DO DVD DA ORQUESTRA FILADELFIA

    A Moradia e Cidadania/CE proporcionou o lançamento do DVD da Orquestra Filadelfia no auditório do Edifício Sede da CAIXA.

    O lançamento foi um sucesso, lotou o auditório, com participação de funcionários, parceiros e familiares dos jovens da orquestra. E foi encerrado com um belo coquetel.

CAMPANHA PARA OS DESABRIGADOS

    A Moradia e Cidadania /CE arrecadou em Fortaleza roupas, sapatos, alimentos e medicamentos para doar aos desabrigados da chuva. O material foi doado a Defesa Civil do Estado do Ceará, para serem entregues as famílias atingidas.

REFORÇO ESCOLAR

    A Moradia e Cidadania/CE em parceria com o Projeto Espaço Esperança, oferece reforço escolar, recreação, esporte e alimentação para crianças que estudam em escolas públicas. O projeto atende 300 crianças e é realizado no Bairro do Autran Nunes, conhecido como Alto do Bode em Fortaleza.

    A ONG com a participação da Caixa, IDT – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, ONG Reflorescer e a Prefeitura de Fortaleza desenvolve este projeto.

    A Moradia e Cidadania/CE colabora remunerando os professores e comprando os materiais utilizados pelas crianças.

 

CURSO DE CABELEIREIRO

    A Moradia e Cidadania/CE desenvolve o Curso de Cabeleireiro no Centro de Cidadania Adauto Bezerra, com o objetivo de qualificar homens e mulheres para o mercado de trabalho formal ou informal.

    Além de aprenderem as técnicas utilizadas no curso de cabeleireiro, o curso promove noções de administração, relação interpessoal e atendimento ao público.

     Durante o 1° semestre de 2009, 60 pessoas foram beneficiadas.

Parceiros: Caixa, RAPINET, ONG Reflorecer, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, APCEF e Sindicato dos Bancários.

PRÊMIO

    Coordenadora Estadual da Moradia e Cidadania/CE, recebeu o Prêmio “Tecendo a rede, gerando uma vida mehor” do Instituto Nordeste e Cidadania, pelos trabalhos realizados de solidariedade no Estado do Ceará.

 

CHAMADA PARA ADESÃO DE NOVOS ASSOCIADOS

    Precisamos de novos associados para que possamos manter os projetos funcionando. Temos apenas 30% de funcionários que participam dessa corrente de solidariedade mas, tenho certeza que podemos chegar a 100%; é só autorizar o desconto de um tíquete alimentação e chegaremos a nossa meta.

    PARTICIPEM… certamente essa contribuição não lhes fará falta, mas fará uma diferença enorme para tanta gente que não tem nada.

    Conheçam os projetos da ONG Moradia e Cidadania, alguns colegas já visitaram e saíram empolgados.

 

AGRADECEMOS AOS PARCEIROS

Funcionários da Caixa;

Rapinet;

Apcef;

Sindicato dos Bancários do Ceará;

Caixa Econômica Federal.

 

 


Categorizados em:

Deixe uma resposta