comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania, através do Comitê Regional Serra Gaúcha/RS fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores da Associação de Recicladores e Carroceiros Aeroporto (ARCA) de Caxias do Sul. O evento do dia 05 de abril de 2012 faz parte do Projeto Arca em Desenvolvimento. A solenidade foi no pavilhão de reciclagem e contou com a presença da coordenadora do Comitê Serra Gaúcha/RS, Débora Bolzzoni, do Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Guilla Sebben, e do representante da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) Tiago Tessari, além dos trabalhadores da ARCA.
Débora Bolzzoni falou sobre a importância de utilização dos EPI para a manutenção da saúde e da capacidade laboral dos trabalhadores da reciclagem. Ressaltou ainda a necessidade de que os equipamentos sejam efetivamente usados pelos recicladores a fim de justificar o investimento da ONG Moradia e Cidadania Serra Gaúcha.
O secretário Guilla Sebben parabenizou a Moradia e Cidadania e a Caixa Econômica Federal pela iniciativa e disse que a parceria está transformando a Arca em uma reciclagem modelo no município. Falou sobre o cercamento do barracão e a instalação da esteira como melhorias importantes que já foram alcançadas, mas ressaltou que é preciso melhorar ainda mais as condições de trabalho dos recicladores.
O Assessor de Relações Comunitárias da Codeca, Tiago Tessari, informou que nos últimos seis anos a coleta de material reciclável passou de 40 para 90 toneladas diárias em Caxias do Sul. Ele apontou que este crescimento só foi possível porque houve o trabalho conjunto efetuado pela Codeca (empresa pública municipal que faz a coleta de lixo na cidade), as 12 associações de recicladores existentes em Caxias e a população do município. O resultado obtido com esse esforço transformou Caxias do Sul em uma das cidades que mais recicla no país.
O presidente da Arca, Juarez Neto, assinalou que o apoio da ONG tem sido muito importante para a associação. Ele conta que o cercamento do pavilhão evitou que estranhos revirassem o material que estava no pátio e que agora o uso dos equipamentos de proteção, além de aumentar a segurança, vai padronizar a vestimenta dos trabalhadores. Segundo Juarez, isso “dá mais presença, fica mais bonito” e conclui: “Isso pra gente é muito importante”.
A ação teve continuidade no dia 11 de abril, quando o técnico em segurança do trabalho da Codeca, Arno Varlei Quevedo, fez uma palestra sobre a correta utilização dos equipamentos de segurança e também sobre a importância da utilização desses equipamentos no trabalho com reciclagem de resíduos. Os materiais entregues para cada um dos 24 recicladores da Arca foram: 02 guarda-pós (um manga curta e outro manga longa), 02 luvas estilo vaqueta, 01 botina de couro e óculos incolor de proteção.