Moradia e Cidadania RS é selecionada para curso sobre transparência

26 mar 2010
0

Moradia e Cidadania RS é selecionada para curso sobre transparência

    A Moradia e Cidadania/RS participou do curso Educando para Transparência, promovido pela ONG Parceiros Voluntários em parceria com o FUMIN/BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O projeto piloto “Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil” capacitará 61 organizações da sociedade civil no Estado do Rio Grande do Sul, em um prazo de 36 meses, divididas em duas turmas.

    A primeira turma tem 31 instituições selecionadas, que iniciaram as aulas em abril deste ano. Aprofundamento de conceitos de gestão e desenvolvimento de princípios de transparência e prestação de contas estão entre os pontos a serem abordados no decorrer do curso. As entidades terão ao total 100 horas/aula de carga horária e mais seis meses de consultoria da Parceiros Voluntários.

    A Moradia e Cidadania foi representada no curso pela gerente financeira Aline Moraes e pelo coordenador da Casa Brasil, Airto Pereira. Para Airto, o curso proporcionou um aprendizado muito valioso, pois a prestação de contas é um item de relevância na execução dos projetos. Segundo ele, “a capacitação que se teve no curso sobre como fazer a prestação de contas, vai nos dar um algo a mais na elaboração e concorrência de projetos”. Outro aspecto que destaca é a incorporação desse conhecimento na instituição, “a entidade como um todo vai ser beneficiada, pois a proposta do curso é que possamos disseminar os conceitos adquiridos dentro da organização, principalmente para quem está gerindo os projetos”. Para Aline, o curso é uma ferramenta importante para aumentar a confiança da comunidade no trabalho desempenhado pela entidade.

    Segundo especialistas, as organizações que apresentam transparência na suas prestações de contas conseguem imprimir maior credibilidade junto à comunidade e perante empresas e demais órgãos da sociedade. Através destes instrumentos, as ONGs conseguem organizar melhor seus projetos e ter melhores resultados na captação de recursos, apoio externo e visibilidade para sua causa.

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta