A Moradia e Cidadania realizou no sábado (28/05), o 1º Fórum dos Órgãos Administrativos – FOA, em formato virtual. O evento reuniu representantes das Coordenações Estaduais de todo país e membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ONG.
A assistente social, Márcia Lopes, coordenadora da Frente Nacional em defesa do SUAS e da Seguridade Social e do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste, abriu os trabalhos com a palestra – “O papel da sociedade civil organizada no combate à fome e para inclusão social”.
Márcia Lopes foi Secretária Executiva (2004 a 2007) e Ministra (2010) do extinto Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento -BID, em 2007 e consultora Nacional e Internacional, por organismos internacionais do sistema ONU-FAO, UNICEF, PNUD, União Europeia e BID, em países da África e América Latina e Caribe.
“A exemplo da década de 1990, quando Betinho mobilizou a sociedade brasileira para o combate à fome e miséria, a Moradia e Cidadania dá sequência a este legado, em socorro aos mais de 20 milhões de brasileiros e brasileiras que vivem hoje em situações de extrema pobreza e miséria”, ressalta Márcia Lopes. Ela destacou a importância dos trabalhos realizados pela Moradia e Cidadania no campo da educação, da geração de trabalho e renda e das ações emergências.
O Fórum seguiu com as apresentações dos trabalhos realizados por todas as Coordenações Estaduais, em depoimentos emocionados, daqueles que acompanham de perto a situação de miséria e vulnerabilidades sociais, a que milhares de famílias estão expostas.
O evento foi finalizado com a composição da nova direção do Fórum, que nos próximos 12 meses terá à frente dos trabalhos, Selda Maria Cabral – Presidente e Artur Ferreira Almeida – Vice-presidente, eleitos por aclamação dos participantes do Fórum e acolhidos pela Presidente do Conselho Deliberativo da ONG, Fátima Costamilan.
O Fórum prevê realizar reuniões anuais como instância representativa dos Coordenadores Estaduais da ONG.