Moradia e Cidadania/PE apóia projeto artesanal no Centro Cultural Severinos

1 ago 2014
0

Moradia e Cidadania/PE apóia projeto artesanal no Centro Cultural Severinos

     A ONG Moradia e Cidadania/PE reinaugurou no dia 25 de julho de 2014, o projeto Reciclar e Preservar no Centro Cultural e Social Severinos, em Ouro Preto, Olinda/PE. O projeto que anteriormente atendia o público infanto-juvenil, agora beneficiará 20 mulheres, de 30 a 70 anos, oferecendo aulas técnicas de artesanato. Na inauguração, houve uma confraternização, onde foram apresentados os produtos oriundos do artesanato; e as novas educadoras voluntárias do projeto – Dione Tavares, 64 anos, e Lêda Valeria, 53 anos.

     No projeto Reciclar e Preservar, a ONG Moradia e Cidadania/PE disponibilizará os materiais – tinta, pincel, cola – necessários para as confecções dos artefatos, e também fornecerá lonas de banners inservíveis para fabricação de bolsas reutilizadas. As aulas acontecerão às sextas – feiras, das 14h às 17h, no Centro Cultural e Social Severinos.

A importância do incentivo ao artesanato – Projeto Reciclar e Preservar

     O Brasil é um país conhecido mundialmente pela sua originalidade. A sua identidade parte do pressuposto de sua diversidade cultural característica, representada pela dança, religiosidade, questões étnicas, pela música, pelo artesanato, etc. Por isto, o artesanato traz em si, uma relevância cultural. Porém, o incentivo a esta arte não fica só restrito a valorização da cultura, mas também a uma série de atributos positivos para sociedade.

     Nas aulas que irão acontecer no Centro Cultural Social Severinos, por exemplo, será parte da metodologia do trabalho a reutilização de materiais descartados, aplicando-se assim, a sustentabilidade ambiental no projeto artesanal (por isso o nome Reciclar e Preservar).  “Vamos trabalhar com reciclagem de garrafa, revista, guardanapo, tecidos, garrafa pet, jornal, bijuteria velha, palito de picolé, palito de fósforo, toalha, vinil, CD, entre outros” explicou Lêda, a nova educadora voluntária do Reciclar e Preservar, que esta há 15 anos trabalhando com artesanato.  Além do caráter ambiental, o projeto Reciclar e Preservar também servirá como curso profissionalizante onde proporcionará uma fonte de renda própria para as beneficiadas, visto que, será ensinado a confeccionar os artefatos com o objetivo de comercializá-los.

{siggal}pe-01.08.2014{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta