comunicacao@moradiaecidadania.org.br
No dia 14 de março de 2012 a Coordenação de São Paulo da Moradia e Cidadania, representada pela Gerente de Assuntos Institucionais Diva Dias e pela Coordenadora de Projetos Silvana Goulart juntamente com a Presidente Terezinha Parreira e a Gerente Nacional de Administração e Finanças Emília Russos, participaram em Brasília do 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações, que enfocou o tema “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”.
O Sr. Rômulo Paes secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome — MDS (Brasília/DF) abordou, entre outros assuntos, o “piso de proteção ambiental”, tema de encontro realizado pelo MDS na sede da ONU em Nova York no dia 19 de março.
O evento também contou com a participação da Sra. Leisa Perch, especialista em Políticas Públicas e coordenadora de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, ligado ao PNUD (Brasília/DF), Elson Valim Ferreira, diretor-executivo da Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte/MG), a principal escola de negócios do país. Com o tema: “Cooperação Intersetorial”.
Sra. Sueli Periotto, supervisora da linha pedagógica da LBV (Legião da Boa Vontade) e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto (São Paulo/SP) desenvolveu o tema: Linha pedagógica da LBV: educação integral para a superação da pobreza. A Sra. Márcia Muchagata, especialista em Política Pública e Gestão Governamental, assessora da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (Brasília/DF) falou sobre o tema: “Um novo paradigma em políticas públicas de combate à pobreza”.
O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (Brasília/DF), Sr. Daniel Seidel abordou sobre: “A superação da extrema pobreza no DF” (o Distrito Federal caminha para se tornar a primeira unidade da federação do Brasil — são, ao todo, 27 unidades federativas — a se ver completamente livre da extrema pobreza).
Sra. Juliana Wenceslau, cientista política e oficial do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), representando o Sr. Jorge Chediek, coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no Brasil (Brasília/DF) falou sobre “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”, abordando também os preparativos do Brasil para a Rio+20.
No Fórum, os palestrantes, os representantes de Organizações do Terceiro Setor, representantes do Poder Publico e representantes do Setor Privado receberam bolsas confeccionadas com o reaproveitamento de banners publicitários, confeccionadas nos Projetos Centro de Desenvolvimento Humano – CDH São Mateus e CDH – Cecom realizados pela Moradia e Cidadania/SP.
Em Brasília na sede da LBV, a ONG recebeu os agradecimentos pela parceria e após o fechamento do evento as representantes da Moradia e Cidadania estiveram com os participantes da mesa, e na oportunidade a Presidente Terezinha foi entrevistada pela TV LBV. Ela explicou sobre a missão da ONG, falou sobre a importância do evento e agradeceu a presença de todos.