Moradia e Cidadania lança a Campanha Associativa ‘Mãos à Obra’ – Edição 2023

3 mar 2023
0

Moradia e Cidadania lança a Campanha Associativa ‘Mãos à Obra’ – Edição 2023

A entidade apresentou as diretrizes da iniciativa e um balanço das ações de 2022

Na noite da última terça-feira (28), em encontro virtual, foi lançada a edição 2023 da Campanha Associativa ‘Mãos à Obra – Unidos construindo um mundo melhor’ da ONG Moradia e Cidadania, que tem por objetivo engajar novos integrantes ao movimento solidário com ações e projetos realizados em todos os Estados e regiões do país, beneficiando milhares de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza.

Laurêncio Körbes, presidente executivo, destacou que o novo ano se iniciou de forma intensa com a atuação efetiva em favor de famílias necessitadas ou afetadas por catástrofes, como as do litoral de São Paulo.  A Moradia e Cidadania integrou a Campanha SOS YANONAMI, iniciativa da FENAE e lançou a ação SOS LITORAL DE SP em auxílio às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que causaram destruição e mortes.

“Iniciamos 2023 de forma intensa, com participação na campanha em benefício dos povos indígenas e a iniciativa que vai contribuir para reconstruir a vida da população atingida drasticamente pelas chuvas no Litoral de São Paulo.  E, hoje, estamos retomando nossa ação associativa ‘Mãos à Obra’, uma ação exitosa que mobiliza os colegas em todo o país “, informa Körbes.

O êxito da iniciativa em 2022, evidenciado no balanço apresentado e no depoimento dos participantes da reunião, contou com o engajamento das Coordenações em todo Brasil, que resultou na adesão de mais de mil novos associados. Atualmente, a ONG conta com um número próximo a 9.000 associados.

Esse resultado além de demonstrar o potencial de atuação, também norteou os ajustes para a nova edição. A versão 2023 da campanha será dividida em duas fases: de março a julho e de agosto a dezembro. O primeiro ciclo tem como mote atingir a marca de 9.500 associados.  A ênfase na valorização dos associados, no papel da entidade e nos diversos formatos de comunicação serão mantidos, o que inclui a mascote Guinho, que de forma lúdica e didática comunicou cada passo da iniciativa.

Jerry Fiusa, assessor e consultor da presidência da Caixa, discorreu sobre sua alegria em rever os colegas  e seus novos desafios, agora em Brasília, reafirmando o compromisso em atuar para a retomada da parceria entre a Caixa e a entidade: “Vamos retomar as atividades e consolidar a nossa parceria. A ONG hoje está entre o que de melhor temos na Caixa e fora dela com nossos aposentados. Uma força gigantesca que faz a Moradia e Cidadania cada vez maior”, afirmou. 

Balanço Ações 2022

O vídeo institucional com a retrospectiva das principais ações do ano de 2022, foi um momento que emocionou a todos os presentes. Narrado por Guinho, foi possível contemplar todo trabalho realizado e as centenas de pessoas contempladas com as ações da Moradia e Cidadania. A retrospectiva pode ser conferida no Instagram da Ong Moradia e Cidadania através do link https://www.instagram.com/reel/CmzWSpxo0_P/?igshid=NDk5N2NlZjQ=

Participaram da reunião as Coordenações Estaduais, Conselheiros e participantes dos Comitês de Associados de todo país.