Moradia e Cidadania inaugura projeto nacional em Pernambuco

10 abr 2014
0

Moradia e Cidadania inaugura projeto nacional em Pernambuco

     Na terça-feira (08), a ONG/PE,em parceria com a Escola Profissionalizante Villa Lobos, inaugurou no bairro do Bonsucesso, Olinda – PE, o projeto modelo nacional – Costura Cidadã. Foram doadas 10 máquinas industriais de costura para a modernização do antigo projeto “Corte e Costura para Todos”, da escola profissionalizante Villa Lobos.

     O projeto começou nos anos 80. O Maestro Clovis (atualmente presidente da Escola Profissionalizante Villa Lobos) impulsionado pela emoção de fazer algo pela sua comunidade iniciou o “Corte e Costura para Todos”, que buscava ensinar as mulheres da sua comunidade a manusear as máquinas de costura para consequentemente transformá-las em profissionais no ramo.

     No inicio, as aulas aconteciam na casa do maestro, normalmente no meio do dia ou na hora do jantar. Ao longo do tempo o “Corte e Costura para todos” foi ganhando corpo e passou a funcionar na Escola Profissionalizante Villa Lobos. Porém, o tempo não trouxe só benefícios: as máquinas que eram utilizadas para as aulas ministradas pelo próprio Maestro e pela esposa, Maria Aurea, ficaram ultrapassadas para o comércio. “As maquinas antigas não tinha mais condições de profissionalizar as alunas para as indústrias (que só tem máquinas modernas), então, com a chegada dessas maquinas novas, tem a condição de recomeçar as aulas acompanhando a evolução do tempo. Com a finalidade de profissionalizar e encaminhar as alunas para o comércio” falou o Maestro Clóvis, instrutor voluntário, e presidente da Escola Villa Lobos.

     As aulas irão recomeçar nesta quinta-feira (10), na própria Escola Profissionalizante Villa Lobos. A parceria pretende capacitar 100 costureiras na comunidade Barreira do Rosário, através de quatro turmas trimestrais, que irão ter aulas todas as terças e quintas, das 15h às 17h.

{siggal}pe-10.04.2014{/siggal}

Categorizados em:

Deixe uma resposta