comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A Moradia e Cidadania foi destaque no Jornal “O Popular” de Goiânia, no dia 11 de Março de 2009, por realizar reforma na biblioteca comunitária no Bairro Vale do Sol. Ao todo 120 crianças poderão utilizar o espaço, além dos adultos.
LEIA TRECHOS DA MATÉRIA:
Lá no meio daqueles barracões improvisados, com o posto de saúde mais próximo a oito quilômetros de distância, onde não há água encanada e tratamento de esgoto, onde as condições são tão precárias e inseguras, uma biblioteca está sendo montada. Uma biblioteca aberta a todos que queiram ali estudar, aprender, ter novos horizontes.
Uma ilha de esperança em meio às dificuldades do lugar, uma invasão formada por 60 famílias que foram instaladas provisoriamente ali depois de retiradas de dentro do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia, onde moravam. Eles fazem parte da Associação dos catadores de Lixo da cidade e, com a ajuda de um trabalho social desenvolvido pela ONG Moradia e Cidadania, criada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal, estão reformando hoje uma das poucas construções de alvenaria do bairro. Nesta casa ainda sem reboco e de piso de cimento batido, a biblioteca ocupará três cômodos.
Ela é uma biblioteca comunitária, um tipo de iniciativa voltado a comunidades mais pobres com resultados tão positivos que a fundação de tais espaços é uma das prioridades do Programa Territórios da Cidadania, do Ministéria da Educação.
Trecho retirado do Jornal O Popular, de Goiânia. Edição 11 de Março de 2009. Texto de Rogério Borges.
LEIA NA ÍNTEGRA: Clique aqui