Moradia e Cidadania/AM e Movimento Juntos Somos + levam ação social à comunidade indígena Terra Preta

20 jul 2020
0

Moradia e Cidadania/AM e Movimento Juntos Somos + levam ação social à comunidade indígena Terra Preta

     A parceria entre a Moradia e Cidadania/AM e o Movimento Juntos Somos + ARQ/AM já contemplou mais de 1.500 famílias através de uma série de ações emergenciais realizadas em Manaus e seu entorno com intuito de minimizar os impactos socioeconômicos nocivos ocasionados pela pandemia do COVID-19.

     No último fim de semana, as instituições doaram 100 cestas básicas à comunidade indígena Terra Preta, situada à margem esquerda do rio Negro. Habitualmente, a população local vive à base de artesanato, agricultura e pesca, mas a pandemia prejudicou essa logística.

      “Aqui vivem 45 famílias das etnias baré, tucano e baniwa. Nossos antepassados já viviam aqui e produziam cerâmica. É muito importante receber essa ajuda em tempos de pandemia”, pontua Rafael Fernandes, cacique da comunidade.

      A assistente social da Coordenação AM, Marnízia Dias, ressaltou a importância da ação em uma comunidade tão isolada: “Foram duas horas e meia de viagem de barco para chegar até essa comunidade indígena. Estamos em busca de amenizar os impactos da Covid-19, então é mais uma comunidade atendida nessas ações emergenciais. Só conseguimos realizar essas ações porque temos parceiros então aqui queremos agradecer ao Grupo de Apoio Voluntariado (GAV), ao Movimento Juntos Somos + ARQ/AM, que indicou a comunidade, circo Marcos Frota e ao grupo Simões”, pontua.