Lourdes Barboza – Parabenizar a Moradia e Cidadania é parabenizar cada um que participou desses momentos de construção coletiva

23 set 2020
0

Lourdes Barboza – Parabenizar a Moradia e Cidadania é parabenizar cada um que participou desses momentos de construção coletiva

Lourdes Barboza

     Falar dos 20 anos da Moradia e Cidadania é falar da paixão pelo ser humano e da potencialidade individual que pode ser alcançada; é falar da nossa missão, que se confunde, muitas vezes, com as missões de cada um de nós. 

     Estou há semanas reunindo registros de nossa história, desde a “Ação Contra a Fome e a Miséria”, idealizado pelo Betinho, anterior à nossa constituição como ONG, e, neste trabalho, viajo mentalmente, a cada evento, a cada comunidade atendida, aos desafios apresentados e que, juntos, conseguimos vencer. 

     Visito, na memória, cada associado que aparece nestes registros e a saudade aperta, meus olhos vibram de alegria e, em seguida, chego às lagrimas ao visualizar amigos, voluntários tão queridos, alguns dos quais já partiram dessa jornada, mas deixaram aqui sua marca pessoal.

     Relembro dos participantes e me pergunto: por onde andam? O que têm feito? Alguns continuaram em nossas vidas, viraram amigos e, hoje, são também voluntários, inspirados pelo nosso trabalho. Outros, simplesmente perderam contato, mas temos a certeza que, de alguma forma, foram tocados pelo nosso trabalho. 

     Repassando essa viagem, meu percurso profissional, meus anseios, chego à conclusão de que andei por onde precisava e conheci as pessoas que me tocariam de alguma forma e me impulsionariam para o meu propósito de vida, dando, a cada ciclo, a sua importância e tendo a coragem de alterar os percursos nos momentos certos. 

     Para mim, o “chamado” para o trabalho voluntário aconteceu no mesmo período da campanha do Betinho. E lá ia eu, aos domingos, encher o coração de alegria numa instituição para pessoas com necessidades especiais. Isso me ajudou a conhecer um pouco mais do terceiro setor, seus desafios e suas necessidades.

     Então, no período em que eu trabalhava na Superintendência Regional Santana, recebi um novo chefe, que, desde o início, se mostrou grande merecedor da minha admiração, a qual continuou a crescer com o tempo. Espera-se que um líder tenha visão, alcance as metas estabelecidas através da equipe, tenha inspiração e inspire os demais. Valter Nunes foi assim, singular e impulsionador naquele momento. Ele já sabia que pessoas motivadas por uma causa fazem o bem juntas e trabalham muito melhor em equipe. Esperamos que esse exemplo e o de tantos outros Líderes na nossa Empresa CAIXA inspire ainda mais pessoas. 

     Àquela equipe que se reuniu na SR Santana, debateu, projetou, buscou recursos trazendo a Moradia e Cidadania, ainda em seu tenro início, para dentro do nosso sonho, só tenho a agradecer, afinal, naquele processo, eu “nasci” novamente e foi um grande marco na minha vida. Citar nomes seria injusto, pois todos tiveram e têm sua singular importância. A partir daquele momento, trabalhamos intensamente para o aumento de associados e alcance dos projetos. E, desde então, não paramos mais. 

     A cada ano uma etapa é vencida. Trocamos experiências e aprendemos muito uns com os outros, pois não existe um só Brasil, há muitas realidades. A cada Encontro Nacional, compartilhando ideias e emoções e aprendemos ainda mais, nutrindo nosso espírito. 

     Perceber que a Moradia e Cidadania tem em seu quadro pessoas de tanto valor, que aprendem a se inter-relacionar, independentemente de suas preferências religiosas, políticas e culturais, para atingir o mesmo resultado é gratificante e muito significativo para mim. 

     Parabenizar a Moradia e Cidadania é parabenizar cada uma das pessoas que participaram desses momentos de construção coletiva, é emocionar-se e convidar a quem ainda não faz parte dessa corrente de bem a correr e se juntar a nós, pois o tempo passa rápido, o futuro é agora e temos a responsabilidade sobre este momento!

* Lourdes Barboza é voluntária e Gerente Estadual da Moradia e Cidadania em São Paulo

Categorizados em: ,