comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Na última terça-feira, 22 de setembro de 2020, os empregados da Caixa Econômica, ativos e aposentados, juntamente a diversos parceiros, comemoraram os 20 anos da ONG Moradia e Cidadania por meio de uma live.
Na oportunidade, foi destacada a relevância da tação social desenvolvida ao longo dessas duas décadas pela entidade criada pelos empregados CAIXA, com intuito de promover a cidadania através de projetos nas áreas de educação, inclusão digital, geração de trabalho e renda e ações emergenciais de combate à fome e à miséria.
Na ocasião, ainda, a Presidente Executiva Eleni Fagundes relembrou a importância do trabalho que realizado neste momento de pandemia causado pelo coronavírus: “Ampliamos a distribuição de cestas básicas, neste período. Agradeço às equipes de cada estado e do Distrito Federal por isso”.
Por sua vez, o vice-presidente Laurêncio Korbes afirmou que o trabalho desenvolvido ao longo destes vinte anos visa levar à população melhoria na qualidade de vida e transformar a realidade social: “o empregado da Caixa tem uma vocação social e a ONG vem ao encontro dessa demanda de fazer muito pela população”, pontua.
Laurêncio relembrou o início da atuação da Moradia e Cidadania, na década de 90, quando foram criados os comitês de ação da cidadania contra a fome por servidores da Caixa, que resultaram na criação da ONG em 2000: “A atuação iniciada foi com uma missão que privilegiava moradia para baixíssima renda, microcrédito e também educação digital. Em 2004, mudamos essa missão para incluir educação e geração de trabalho e renda na nossa agenda”.
Ainda de acordo com o vice, “Agora, estamos fazendo outras alterações no nosso estatuto para incluir no trabalho ações voltadas para direitos humanos, meio ambiente e combate à desigualdade social. Com essa agenda queremos ampliar a atuação com a gestão participativa dos associados”, acrescentou Korbes.
Edênia Lopes, presidente do Conselho Deliberativo, destacou a ampliação da atuação da ONG: “Participamos da campanha do combate à fome de Betinho, nos anos 90 e a partir desse trabalho decidimos criar a entidade. São vinte anos desenvolvendo várias ações para socorrer a população. Por tudo que já foi realizado e tanto mais que esperamos realizar, desejamos que a ONG amplie ainda mais suas atividades”.
Já o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto Santos, ressaltou a relevância da governança corporativa nos tempos atuais: “Questões como transparência, otimização de ações e atuação proativa e humanitária são pilares para isso, para que possamos seguir adiante”, pontua.
De acordo com a vice-presidente da Anacef, Michele Maria Venzo, o trabalho realizado pela ONG é concomitante “ao que os funcionários da Caixa fazem no dia a dia para proporcionar melhores condições de vida para a população brasileira”.
Já a representante da Aneac, Aline Faria Siqueira, agradeceu a oportunidade proporcionada pela instituição: “Gostamos muito de participar da ONG. Moradia e cidadania são temas vivos com os quais trabalhamos na Caixa. Só temos a agradecer por esse tempo de dedicação dos empregados que se dispuseram a esse trabalho e nos disponibilizamos a participar e ajudar sempre”, afirma.
Também a vice presidente da Fenacef, Maria Lúcia Cavalcanti, elogiou organização: “É um belíssimo trabalho de resgate social e de inclusão em todos os aspectos. É uma missão desenvolver esses projetos de forma sustentável. As pessoas são acolhidas, passam a tirar seu sustento a partir das ações, a ver como a vida é importante e passam a atuar também na melhoria da qualidade de vida para elas e para os demais”, frisou.
Por fim, o presidente da FENAE, Sergio Takemoto, Coordenador da Moradia e Cidadania em São Paulo por muitos anos, declarou ser necessário remontar às origens deste movimento social, especialmente nestes tempos difíceis que viemos enfrentando: “Temos de nos voltar contra a fome e a miséria”, pontua.
A família Moradia e Cidadania agradece grandemente a todos que participaram da live e destes 20 anos de história!