comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Nos dias 27 e 28 de novembro de 2015, o grupo IUNÁ, projeto apoiado pela Moradia e Cidadania Bahia, foi convidado para participar da graduação do grupo Herdeiros de Zumbi no município de Pedrão, Bahia. Foi realizada a cerimônia tradicional de graduação da Capoeira Regional – comandada pelo Mestre Chita. Na celebração, os integrantes do grupo IUNÁ vestiam os novos uniformes doados pela Coordenação Bahia.
Saiba mais…
A capoeira regional é uma manifestação da cultura baiana, criada em 1928 por Mestre Bimba que utilizou seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque (espécie de luta livre comum na Bahia no século XIX) para criar este novo estilo. Para fugir de qualquer pista que lembrasse a origem marginalizada da capoeira, Mestre Bimba mudou alguns movimentos, eliminou a malícia da postura do capoeirista, colocando-o de pé, criou um código de ética rígido, que exigia higiene, estabeleceu uniforme branco e se meteu na vida dos alunos.
Em fevereiro de 2016 (a ser divulgada data e local) será celebrado a troca de graduação dos alunos do grupo IUNÁ com o comando de Mestre Chita e a formatura da professora Mérian Alves.
* Fonte: Capoeira Senhor do Bonfim – Blog