Evandro Jaldim, 22 anos, reside com cinco parentes em um imóvel alugado em Afogados, no Recife. Devido à crise econômica, as coisas estão difíceis para sua família. “São três desempregados em casa e o que sobra dos outros (que trabalham) é para honrar os compromissos e pagar o aluguel”, explica. Ele mora próximo a “Escorregou tá dentro”, comunidade onde a ONG Moradia e Cidadania/PE desenvolveu vários projetos sociais no passado, nos quais ele desfrutou de alguns: aulas de informática (2009), oficinas de teatro (2012) e do projeto Maracatu Batuque Erê (2012).

      Com o objetivo de ajudá-lo a contribuir com as despesas de casa, a ONG Moradia e Cidadania/PE, através do projeto Rumo ao Futuro, viabilizou o curso de bombeiro civil para colocá-lo no mercado de trabalho. De agosto a outubro do ano passado, ele aprendeu as normas da profissão, a extinguir incêndios, e as técnicas de primeiros socorros e resgate, no curso da Academia Pernambucana de Bombeiros Civis, tornando-se apto a trabalhar. Entretanto, faltava algo para conseguir um emprego. “Finalizei o curso, mas precisava do uniforme de bombeiro para trabalhar”, explicou Evandro.

      No dia 08 de janeiro de 2018, Evandro recebeu da ONG Moradia e Cidadania o fardamento necessário para uma entrevista na Liga Nacional de Bombeiros Civis, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Lá ele teve a boa notícia de que foi escolhido e começará a trabalhar no próximo sábado em um evento no Shopping Rio Mar. “Através do Projeto Rumo ao Futuro, a ONG espera capacitar estes jovens proporcionando o conhecimento, aptidão e habilidade necessária para ter acesso ao mercado de trabalho. O foco está na preparação profissional, por intermédio de cursos profissionalizantes” explicou a assistente de projetos Isabella Santos.

     O Rumo ao Futuro existe desde 2011. Até o momento, o projeto já profissionalizou 33 pessoas, sendo em:

  • 2011 – 9
  • 2012 – 2
  • 2013 – 13
  • 2014 – 2
  • 2015 – 4
  • 2016 – 1
  • 2017 – 2

Agradecemos a contribuição de cada associado nas ações da ONG. Com parceria e união, podemos fazer muito mais!

Por GB Sites Brasília | Criação de sites