comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Na noite do dia 12 de julho de 2015 aconteceu o espetáculo Olha pra o Céu meu Amor – Arraiá Ton Santos, no pátio de Sítio Grande, Macaxeira, Zona Norte do Recife. O evento, apoiado pela ONG Moradia e Cidadania/PE, teve como objetivo divulgar o Projeto Músicos do Futuro – trabalho social que oferece aulas de canto e violão, sem custo algum, para 40 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, da Macaxeira e bairros próximos – por intermédio da apresentação especial do coral de crianças, durante encenação que contou a tradição junina pernambucana. A trama teatral foi escrita por Rosália Calsavara e Moisés Neto, e contou com a atuação dos atores Adriano Cabral, Miguel Cabral e Raul Elvis. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o espetáculo.
O evento solidário é derivado do projeto O Som da Esperança, da Coordenação PE, que visa divulgar os musicais apoiados pela ONG/PE através de apresentações especiais de seus beneficiários em espetáculos teatrais gratuitos, realizados nas comunidades em que o projeto em questão está inserido. Além disso, visa tornar possível o acesso de massas populares à arte teatral.
O ator e produtor executivo, Adriano Cabral, falou sobre a experiência proporcionada pelo projeto na Macaxeira. “Nós que apresentamos em teatro muitas vezes apresentamos para um público que se repete. Trazer o projeto para a comunidade é dar a oportunidade deles verem comédia, drama, se divertirem e terem acesso à arte. É muito prazeroso ter esse contato. Sobretudo, porque a gente percebe que as pessoas gostam, admiram. Hoje foi um momento muito especial,” disse o ator que interpretou um mágico na peça.
Para moradora da comunidade e instrutora voluntária do Projeto Músicos do Futuro, Maria da Penha, o evento foi satisfatório. “Nossa comunidade não tem o costume de ver uma peça teatral. Para eles é tudo muito novo. Foi muito gratificante,” afirmou. O espetáculo na Macaxeira comemorou os dois anos de aniversário do Projeto Músicos do Futuro e homenageou um de seus fundadores, o músico Ton Santos, falecido em um acidente de trânsito.
{siggal}pe-16.07.2015{/siggal}