comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Já o Ministro da Fazenda, Guido Mantega fez uma abordagem sobre a Crise Financeira Internacional e as providências tomadas pelo governo para enfrentá-la.
Em seguida, a palavra foi dada a representantes dos Movimentos Sociais. A integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marina dos Santos, ressaltou que esta é a terceira vez que o presidente Lula convoca os movimentos. “Nós esperamos ser chamados também pelo governo para debater um projeto-nação, não somente daqui a dois anos”, reforçou.
O fechamento do encontro foi feito pela Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que falou do empenho do governo em reduzir as desigualdades sociais, dos avanços trazidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e das expectativas sobre a exploração das reservas de petróleo pré-sal.
Ao final, os participantes receberam um material referente às ações e programas do Governo Federal, do mês de novembro, e o Livro “Microcrédito, O Mistério Nordestino e o Grameen Brasileiro”, de autoria de Marcelo Neri.
Para o Presidente da Moradia e Cidadania, Pedro Monteiro Torres Neto, a participação da ONG foi de suma importância, tendo em vista ser um movimento social nacional, que atua na busca e construção de um país digno, com inclusão social, distribuição de renda e cidadania. “Ao nos juntarmos aos demais movimentos sociais, nós fazemos uma só voz não mais no anseio, mas para a construção efetiva de um país melhor – com justiça social e a partir das necessidades e visão do povo brasileiro”.