Moradia e Cidadania participou do Encontro com Movimentos Sociais em Brasília

11 mar 2009
0

Moradia e Cidadania participou do Encontro com Movimentos Sociais em Brasília

Encontro com Movimentos Sociais     A Moradia e Cidadania participou, na tarde do dia 26 de novembro, do Encontro com Movimentos Sociais, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, pela Presidência da República.

    O encontro teve o objetivo de avaliar os avanços do país no combate às desigualdades e na promoção da cidadania e de debater a crise financeira e as propostas dos movimentos no Brasil e contou com a presença do Presidente Executivo da Moradia e Cidadania, Pedro Monteiro Torres Neto, da Coordenadora Estadual de Pernambuco, Selda Cabral, da Coordenadora Estadual do Espírito Santo, Gina Abreu, e de Dulce Maria Mapurunga Sales, Coordenadora Estadual Piauí, representando a Moradia e Cidadania.
Encontro com Movimentos Sociais
    A abertura foi feita pelo Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luís Dulci, que apresentou os impactos e resultados das ações e programas sociais, desenvolvidos pelo Governo Federal.

    Já o Ministro da Fazenda, Guido Mantega fez uma abordagem sobre a Crise Financeira Internacional e as providências tomadas pelo governo para enfrentá-la.

    Em seguida, a palavra foi dada a representantes dos Movimentos Sociais. A integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marina dos Santos, ressaltou que esta é a terceira vez que o presidente Lula convoca os movimentos. “Nós esperamos ser chamados também pelo governo para debater um projeto-nação, não somente daqui a dois anos”, reforçou.

 
    Mais de 60 entidades e movimentos sociais entregaram ao Governo uma Carta de Reivindicações, sobre o controle e a redução imediata da taxa de juros, fluxo de capitais, cancelamento dos leilões do petróleo, revisão da política de manutenção do superávit primário, retirada das forças estrangeiras do Haiti, redução da jornada de trabalho, auditoria integral da dívida pública, entre outros itens relacionados à política interna. Encontro com Movimentos Sociais

    O fechamento do encontro foi feito pela Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que falou do empenho do governo em reduzir as desigualdades sociais, dos avanços trazidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e das expectativas sobre a exploração das reservas de petróleo pré-sal.

    Ao final, os participantes receberam um material referente às ações e programas do Governo Federal, do mês de novembro, e o Livro “Microcrédito, O Mistério Nordestino e o Grameen Brasileiro”, de autoria de Marcelo Neri.

    Para o Presidente da Moradia e Cidadania, Pedro Monteiro Torres Neto, a participação da ONG foi de suma importância, tendo em vista ser um movimento social nacional, que atua na busca e construção de um país digno, com inclusão social, distribuição de renda e cidadania. “Ao nos juntarmos aos demais movimentos sociais, nós fazemos uma só voz não mais no anseio, mas para a construção efetiva de um país melhor – com justiça social e a partir das necessidades e visão do povo brasileiro”.

 
 
Categorizados em:

Deixe uma resposta