Em parceria com o CRC Marista, Moradia e Cidadania/PE realizará o I Mutirão da Ecocidadania

17 mar 2017
0

Em parceria com o CRC Marista, Moradia e Cidadania/PE realizará o I Mutirão da Ecocidadania


     O Parque Urbano da Macaxeira, considerado o maior parque de lazer e cultura da Região Metropolitana do Recife, sediará hoje dia 17 de março de 2017 o evento socioambiental denominado I Mutirão da Ecocidadania. O encontro será das 15h às 20h e as comunidades próximas ao parque terão acesso à emissão de documentos, testes de saúde, atendimento jurídico, atividades de caráter socioambiental, esporte e lazer. A iniciativa é promovida pela ONG Moradia e Cidadania – Coordenação Pernambuco e o Centro Marista Circuito Jovem do Recife (CRC Marista), em parceria com a Faculdade Marista e apoio das secretarias de Turismo e de Juventude, da Prefeitura do Recife, Instituto Miguel Arraes e lideranças comunitárias do entorno do parque. Os organizadores pretendem atender uma média de 8.000 pessoas.

      “O Mutirão surgiu da interação de duas entidades: a Moradia e Cidadania e o CRC Marista, em análise do contexto da comunidade da Macaxeira e das comunidades vizinhas, que fica em Casa Amarela, buscando o fortalecimento dos vínculos sociais”, explicou Selda Cabral, coordenadora da ONG Moradia e Cidadania/PE, sobre o surgimento da idéia de fazer o evento social. Um dos objetivos do mutirão é criar um sentimento de pertencimento na população das comunidades da Zona Norte em relação ao Parque Urbano. Por isso, o diretor do CRC Marista, Domingos Sávio de França, credita ao evento o feito de arquitetar uma abertura para futuras ações sociais no local. “Com este mutirão, damos um pontapé inicial para uma série de eventos e ações futuras direcionadas à população dos bairros que compreendem o entorno do parque”, afirma Sávio.

     Confira alguns serviços que serão oferecidos no I Mutirão da Ecocidadania no Parque Urbano da Macaxeira:

  • Documentos: Emissão de Segunda via da Certidão de Casamento, Nascimento e Óbito.
  • Arte e Cultura: Apresentação de Dança, Apresentação do projeto Maracatu Batuque Erê (ONG Moradia e Cidadania), feirinha de artesanato e comidas típicas, show com a Banda Gospel Bistrô.
  • Saúde: teste de HIV / Aids e  DST, avaliação nutricional, orientações para prevenção e tratamento relacionados ao uso de drogas e entorpecentes.
  • Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Presença do Ecoponto (Doação de lixo eletrônico), oficinas de produção de mudas nativas, plantio de mudas na área do parque, mostra de artefatos com lixo.

Outros:

  • Atendimento Jurídico
  • CadÚnico
  • Inscrição de Cursos de Qualificação Profissional

Mutirão é iniciado com um Festival de Vôlei para a criançada

      As ações do Mutirão tiveram início no dia 13 de março de 2017 com o 3ª Festival da Juventude de Vôlei de Areia, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento social, Criança e Juventude de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife e Agência Brasileira. O Festival inclui escolinhas de vôlei de areia, com profissionais qualificados e atletas da modalidade, além de um mini torneio para a prática do aprendizado nas escolinhas. Ele irá até a sexta – feira, em dois horários: das 8h às 12 e 14h às 18h.

Categorizados em: