Em parceria com a Caixa, Coordenação Roraima contribui com Projeto da Casa de Timóteo e beneficia 547 famílias

  • Início
  • Em parceria com a Caixa, Coordenação Roraima contribui com Projeto da Casa de Timóteo e beneficia 547 famílias
9 jun 2017
0

Em parceria com a Caixa, Coordenação Roraima contribui com Projeto da Casa de Timóteo e beneficia 547 famílias

     A Casa de Timóteo – Lar Fabiano de Cristo, entidade sem fins lucrativos, atende 86 famílias moradoras dos bairros Nova Cidade, Bela Vista, Raiar do Sol e Pérola do Rio Branco, inscritas nos serviços de Proteção Social da Família e no Serviço de Proteção Social do Idoso, totalizando 547 famílias.

      Em 2016 no período de chuvas, o conjunto fossa séptica e sumidouro da Casa de Timóteo não suportou a contribuição do sistema de esgotamento sanitário existente, em virtude do aumento de demanda e ampliação da estrutura física, para o atendimento de maior número de crianças, que somada às fortes chuvas, acabou transbordando. A equipe técnica de engenharia da Caixa Econômica em parceria com a ONG Moradia e Cidadania/RR, elaborou o projeto de tratamento sanitário de forma voluntária e fez a doação do mesmo à Casa de Timóteo.

      Além da doação do projeto de engenharia, foi feito o acompanhamento dos serviços executados. Em março de 2017, a ONG realizou o desembolso do valor do material e mão de obra, referente à solução de esgotamento e tratamento sanitário realizada no local. O problema ocorrido nas fossas sépticas, ocasionou a contaminação do lençol freático, com risco de contaminação das verduras e legumes produzidos na horta, e da água potável vinda do poço artesiano que abastece parte da água consumida na Casa de Timóteo.

      As crianças que participam de atividades laborativas da oficina de educação Ambiental nesta área do Projeto Educar, também ficaram expostas a risco de contaminação pelo solo, com impacto direto à saúde das pessoas envolvidas nas atividades.

     Após o inicio do inverno rigoroso em Boa Vista, foi possível verificar a eficiência do sistema adotado, uma vez que os transtornos enfrentados, foram definitivamente sanados. A horta também já está passível de utilização novamente, uma vez que após o acompanhamento da Agrônoma da UFRR, com testes do solo, foi observado que o mesmo não apresenta mais vestígios de impurezas ou de contaminações de qualquer natureza que possa afetar a saúde das crianças, a horta, ou o poço artesiano.

     A Coordenação Roraima destaca que a horta que além de fazer parte das atividades de educação ambiental, destina os alimentos produzidos à alimentação diária das crianças e faz parte do projeto apoiado pela ONG/RR, Projeto Educar Horta e Pomar, tendo sido imprescindível para a continuidade do mesmo, a solução para o problema apresentado pela equipe da Casa de Timóteo e a conseqüente recuperação do solo.

Categorizados em: