Dirigentes da Moradia e Cidadania avaliam resultados e dão novo impulso à Campanha Associativa “Eu Faço Parte”, em reunião virtual

6 set 2021
0

Dirigentes da Moradia e Cidadania avaliam resultados e dão novo impulso à Campanha Associativa “Eu Faço Parte”, em reunião virtual

A Diretoria Executiva da ONG Moradia e Cidadania, Conselheiros, Coordenadores Estaduais e Comitês de Associados se reuniram no terceiro encontro nacional da Campanha “Cidadania em Ação – Eu Faço Parte” na noite de quinta-feira (2/09).

A vice-presidente, Selda Cabral conduziu a reunião e cumprimentou os participantes, ressaltando a relevância do encontro e os objetivos da campanha iniciada em agosto, com objetivos a serem alcançados até o final de outubro.  

Em seguida, os integrantes do Comitê Gestor do programa de cooperação e parceria da Moradia e Cidadania com a FENAE, Lourdes Barboza, de São Paulo,e Jerry Fiusa, de Rondônia, e Álvaro Hall, do Distrito Federal, relataram acerca dos avanços dos projetos de horta comunitária e educação, que estão sendo realizados em 12 Estados, em parceria com as APCEFs locais, com o objetivo de beneficiar as comunidades de baixa renda do entorno das associações de pessoal da Caixa.

No bloco seguinte, o Presidente da Comissão Eleitoral, José Barreto Bittencourt, associado da Bahia, discorreu sobre as inscrições para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal Estadual, e sobre os passos seguintes do Processo Eleitoral de 2021, cuja Assembleia está agendada para os dias 13 e 14 de outubro. A ONG renova seus Conselhos Deliberativo e Fiscal Nacional em períodos de 4 anos.

Seguiu-se o bloco das apresentações dos Estados, que foi aberto e contextualizado pelo Presidente Executivo, Laurêncio Körbes.

As Coordenações Estaduais do Pará, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, representadas respectivamente por Joaquim Sacramento, Solange Cordeiro, Odélia da Costa e Artur Ferreira Almeida, compartilharam informações sobre as ações emergenciais, recursos arrecadados, parcerias firmadas e todos os resultados da “Campanha Cidadania em Ação – Unidos Contra A Fome” alcançados nos seus Estados. Ações emergenciais viabilizadas por meio de doações de milhares de cestas básicas e até a construção de cisternas, socorreram centenas de famílias em situação de extrema insegurança alimentar. Os representantes dos referidos Estados compartilharam também as melhores práticas adotadas para aumentar o número dos associados.

Em depoimentos finais, a conselheira Luzinete Alves (PE) destacou: “Nossa Moradia e Cidadania cresceu. A pandemia acabou por gerar ainda mais visibilidade às nossas ações e nos fez retornar às origens nos anos 90, quando organizados em comitês em nossas unidades de trabalho, durante anos realizamos ações emergenciais, no combate à fome e à miséria. Parabéns a todos”, celebrou.

Finalizando a reunião, o presidente executivo Laurêncio João Körbes reforçou em sua fala que comunicação é fator primordial para o alcance dos objetivos em qualquer organização, e que o êxito alcançado pela Campanha Cidadania em Ação – Unidos Contra a Fome deve-se, de modo especial, à intensa comunicação adotada, ao lado da articulação sintonizada com as instituições da Família Caixa e o trabalho das Coordenações e dos Comitês nos Estados.

O presidente ressaltou ainda, que os resultados da Campanha Associativa “Eu Faço Parte” serão proporcionais ao ritmo da comunicação, e que sua efetividade depende especialmente da disseminação da comunicação nacional nos Estados. “Para que os colegas empregados e aposentados Caixa venham fazer da Moradia e Cidadania é preciso levar a eles as informações sobre a ONG, sua história, suas ações e projetos, e seus objetivos institucionais. A mensagem mais importante a ser levada aos colegas é a certeza de que, como associados da Moradia e Cidadania, encontrarão um espaço e uma organização que os apoia na realização dos sonhos de contribuir para um mundo melhor, para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e inclusiva” concluiu.

Confira as matérias sobre as últimas reuniões: