comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Aconteceu no dia 16 de maio, a Casa Brasil abriu as portas para o Dia da Solidariedade convidando a população local para participar de diversas atividades de informação e entretenimento que aconteceram ao longo do dia.
Veja as atividades que foram realizadas e que tiveram o apoio de voluntários e entidades parceiras do unidade Casa Brasil.
Brechó
A Moradia e Cidadania/RS, por meio do Casa Brasil montou o Brechó através de doações das entidades parceiras de roupas, acessórios, calçados e objetos, e na organização, contou com apoio da voluntária Sandra Helena Maciel, Maria Gariba Kunn Gabi (Correios e Telégrafos ), Rosa Caon (COEP) e Helena Fernandes (Correios ). O preço das peças variou entre R$ 0,50 e R$ 2,00. O valor arrecadado ajudará na manutenção e despesas da Casa.
Oficina de Artesanato
O Sindicato dos Artesãos esteve neste evento mostrando ao público como elaborar alguns tipos de artesanatos. Érico de Freitas demonstrou como se faz chaveiros e colares utilizando o couro e escrevendo com a técnica do pirógrafo. As crianças que estavam vendo como esse material era criado, receberam colares com o seu nome escrito.
Outro tipo de artesanato que chamou a atenção de crianças e adultos, foi o Kirigami. Trata-se de uma técnica japonesa que produz cartões tridimensionais. Rango, especialista nesta arte, montou uma pequena exposição com seus materiais e também ensinou as pessoas a construírem seus cartões.
Confecção de Carteira de Trabalho
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) esteve presente confeccionando as 1ª e 2ª vias da Carteira de trabalho, representados pelo Rodrigo Lombardi Morais, Lúcia Ullmann e Siluana Cardoso. Infelizmente a procura para este serviço foi pequena, sendo necessário incentivar e orientar permanentemente as pessoas a procurarem o Tudo Fácil para encaminhar seus documentos necessários. Mais informações pelo telefone 33375303 e pelo site www.tudofacil.rs.gov.br.
Oficina de Orientação Nutricional e Alimentar
Patricia Fernandes Fogaça e equipe realizaram a Oficina de Orientação Nutricional e Alimentar. Utilizaram-se de jogos educativos e distribuição de folders para abordar a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. Essa atividade faz parte do Projeto Educando Para Uma Alimentação Saudável da FASC/COSANS (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e (Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável). Em breve acontecerá na Casa Brasil um curso tratando sobre essa temática.
Orientações sobre Benefícios Previdenciários
O evento contou também com as orientações sobre os benefícios e serviços previdenciários, descritos pela Coordenadora do Programa de Educação Previdenciária Maria José Alves Machado, que atenta a todos os cidadãos para que estejam bem informados sobre os benefícios do INSS, tais como, Inscrição de Contribuinte Individual; Recuperação da Qualidade de Segurado; Plano Simplificado; Aposentadoria Por Tempo de Contribuição e outros benefícios. Para obter informações sobre o INSS, o telefone é 135, ou através do site www.previdencia.gov.br
Orientação Higiene Oral
Palestra educativa e preventiva sobre higiene oral, realizada pela dentista Dr. Elaine Domingues Zappelina e equipe da Associação Brasileira de Odontologia, e também pela voluntária do COEP Sílvia Jardim. Na ocasião foi explicado às crianças os modos corretos de escovação, a função de cada grupo de dentes na mastigação e também houve a aplicação de flúor.
Oficina de Produção Sal Temperado Para Culinária
Esta atividade foi realizada pelo Fórum Permanente de Responsabilidade Social (Fórum RS), onde a oficineira Maria Helena Souza da Silva demonstrou como fazer sal temperado, e os participantes aprenderam a preparar o composto, que pode ser usado na culinária em assados, grelhados, churrasco, embutidos, saladas, etc. O objetivo desta oficina foi de preparar as mulheres para produzirem artesanalmente o produto para a geração de renda, mas, impediu também a participação de homens no aprendizado. O composto demonstrado contém os seguintes ingredientes: ½ kg de sal; 2 cabeças de alho, ½ colher de chá de pimenta do reino branca; 1 pimenta vermelha “dedo de moça”; 1 colher de sopa de cominho; 1 colher de orégano. Esse preparo, segundo Maria Helena, melhora muito o sabor dos assados e grelhados. Modo de fazer: esmagar o alho, o sal e os temperos que quiserem. Misturar bem. Para conservar por mais tempo, misturar uma colher de maisena. Fechar bem e usar depois de uma semana.
Oficina de confecção de flores – Mini-ikebana
Apresentação de Hip Hop – CUFA RS/POA
A responsável pelo grupo é LADY NETI, atriz e rapper. Na apresentação de rap, Lady Neti, Zigdauto e Daia Muller mandaram ver na improvisação, agitando o público presente da Vila Santa Teresinha e Morro Santa Teresa. Os demais representantes da CUFA que estavam presentes foram: Sabrina Leal, Adauto dos Santos Soares, Danilo Santos, Denise Soares, Adriana Santos (figurinista).
Apresentação de Teatro do Oprimido – CUFA RS/POA
Foi apresentado um esquete teatral que abordava o conflito entre jovens e o papel mediador da escola e dos pais dos jovens. O esquete, intitulado “Conflito no pátio da escola”, mostra uma cena típica de briga entre jovens dentro da escola e suas conseqüências (como o envolvimento de outros jovens, direção da escola e familiares de alunos). O grande diferencial está nas técnica utilizadas, baseadas no “Teatro do Oprimido” de Augusto Boal. Tais técnicas não são meramente cênicas, pois abrem espaço para a troca de vivências e problematizações destas, sendo um veículo que contribui para a formação e a organização dos sujeitos sociais envolvidos. No final da apresentação, Lady Neti abriu espaço para o público modificar a história caso quisesse, fazendo com que este refletisse sobre o tema.
Além dos oficineiros voluntários e parceiros da unidade, as equipes da Casa Brasil e da Ong Moradia e Cidadania trabalharam nesse dia organizando o evento e os módulos da Casa (Telecentro e Sala de Leitura), e fazendo registro fotográfico das atividades. O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo também foi parceiro nessa atividade, emprestando a câmera filmadora para o registro audiovisual.
A Casa Brasil agradece à todos os envolvidos e convida a comunidade a participar das atividades de formação que estão acontecendo na Casa, como o curso de Corte e Costura e Artesanato aplicado à Costura e o Curso Cozinha Brasil.
Trabalharam no evento: Equipe Casa Brasil – Coordenação e Apoio Airto Francisco Pereira Aline dos Santos Rodrigo R. Apolinário Jaqueline Segato Flávio N. Teixeira Ong Moradia e Cidadania – Coordenação e Apoio Artur F. Almeida Beatriz Maria Berghanh Aline Morais Débora Devilla.