De forma virtual, Moradia e Cidadania realiza versão 2020 do Encontro Nacional. Confira!

12 nov 2020
0

De forma virtual, Moradia e Cidadania realiza versão 2020 do Encontro Nacional. Confira!

Anualmente, a Moradia e Cidadania realiza seu Encontro Nacional para avaliação e planejamento das atividades, e também para a capacitação do quadro de gestores.

Reavaliar e planejar coletivamente tem sido a metodologia de atuação dos Encontros Nacionais, reunindo ao final propostas para a elaboração do Plano de Ação para os dois anos seguintes da Moradia e Cidadania, visando o alcance dos objetivos institucionais.

     Assim, seguindo a tradição, a Moradia e Cidadania reuniu, desta vez de maneira virtual, seus representantes, nos dias 06 e 07 de novembro de 2020.

     O primeiro bloco foi aberto pela análise do Plano de Ação 2020/2021 proposto pela Presidência Executiva, avaliando o que já havia sido realizado, o que estava em andamento e o que permanecia pendente.

     Após esta análise, foi apresentada uma demonstração do quadro de associados entre 2010 e 2020, com ênfase na atual situação, em âmbitos nacional e estaduais, seguida por projeções e levantamento de metas para os anos seguintes. O diagnóstico concluído proporcionou aos representantes uma reflexão acerca da forma de atuação conduzida até o presente momento, visando, sempre, a melhoria dos resultados.  

     Nessa linha, o novo Presidente Executivo, Laurêncio Korbes, que tomou posse na ocasião, apontou algumas propostas, que deverão fazer parte do Plano de Ação para os anos de 2021 e 2022: 

     No dia seguinte (07/11), foram ministradas duas palestras de formação durante a manhã. A primeira, cujo tema foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi proferida pelo Dr. Nilo, do Escritório de Advocacia da LBS, e trouxe orientações para a adaptação à legislação em vigor, visando a proteção dos dados de nossos associados.

A segunda palestra foi ministrada pela Gerente Nacional de Comunicação e Mobilização, Miriam Licnerski, que discorreu sobre o alinhamento do novo Estatuto Social com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sua inovadora apresentação trouxe uma forma didática de leitura do Estatuto, desta vez com foco nos objetivos institucionais da Moradia e Cidadania.

     Durante a noite, foi suscitado um debate sobre a necessidade de atualizar a Missão da Moradia e Cidadania, bem como de elaborar sua visão e valores.

     O debate concentrou-se na “Missão”, abrangendo a finalidade e a atuação da Moradia e Cidadania, ou seja, a elaboração de um propósito fundamental instigante, motivador e mobilizador; um tema a ser abordado e trabalhado ao longo do próximo ano.

     Foram dois dias de intenso planejamento, alinhamento de ações, troca de experiências, além da confraternização entre aqueles que gerem a unidade da Moradia e Cidadania a nível nacional, com intuito de despontar novas estratégias que tornarão as ações da Moradia e Cidadanias cada vez mais efetivas.

     O evento foi finalizado às 20 horas, com um belíssimo show do Grupo Musical Merceditas, cuja direção artística é realizada pela ex-Presidente Eleni Fagundes.