comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Reciclando Sons (IRS) – parceiro da Moradia e Cidadania/DF, realizaram uma visita guiada ao Lago Paranoá, lago artificial criado junto com Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Os alunos que participaram do passeio são moradores da Cidade Estrutural, e que nunca tiveram oportunidade de conhecer o lago – considerado uma atração turística na capital.
A aventura começou na Ermida Dom Bosco, local do embarque. Abordo do catamarã e coletes salva-vidas, as crianças participam de aula de educação ambiental. Pelo sistema de som, o guia transmite informações sobre a criação do lago no final da década de 1950, a importância dele para umidificar o ar, gerar energia e servir de área de lazer. O programa também incluiu informações sobre a fauna e a flora do local.
No trajeto em direção a Ponte JK, os participantes tiveram a oportunidade de ver o Palácio da Alvorada. Ao passar pelo monumento, aprendem sobre a história de Brasília, as primeiras construções e a arquitetura da cidade. Todos os participantes receberam lanche. Para Rejane Pacheco, Presidente do IRS, a participação nessa visita turística foi “fundamental para as crianças se conscientizarem sobre a preservação da água e sustentabilidade, além de poderem desfrutar desse passeio que muitos nunca tiveram acesso,” finalizou.
Assista a reportagem na íntegra, clique aqui.
{siggal}df-17.07.2015{/siggal}