Coordenadora estadual da Moradia e Cidadania/BA participa da II Oficina de formação das OSCIPs de microcrédito da Bahia

  • Início
  • Coordenadora estadual da Moradia e Cidadania/BA participa da II Oficina de formação das OSCIPs de microcrédito da Bahia
9 jul 2010
0

Coordenadora estadual da Moradia e Cidadania/BA participa da II Oficina de formação das OSCIPs de microcrédito da Bahia

    A coordenadora estadual da Moradia e Cidadania/BA, Robely de Barros, participou de 02 a 04 de julho da II Oficina das Organizações da Sociedade Civil e Interesse Público (OSCIPs) que operam com microcrédito produtivo e orientado no Estado da Bahia. A Oficina é organizada pelo Fórum de Microfinanças da Bahia e tem como um dos objetivos capacitar o corpo funcional das organizações para fortalecer a atuação no setor.

    O encontro foi realizado no Hotel Villa Ecoporam no Litoral Sul do Estado em Itacaré e contou com assessoria de Poliana Pires de Santana Machado instrutora do SEBRAE/BA, uma das instituições parceiras das OSCIPS e apoiadora do evento. Participaram da oficina 55 funcionários entre diretores, coordenadores, atendentes e agentes de crédito do Banco do Povo de Itabuna, Banco do Povo de Vitoria da Conquista, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos(CEAPE) , Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento(CEADE) e Instituto Moradia e Cidadania.

    As OSCIPs ofertam microcrédito e orientam micro e pequenos empreendimentos em mais de cinquenta municípios baianos, ajudando no crescimento dos negócios e no desenvolvimento da economia destes municípios. Além de facilitar o acesso a crédito as famílias empreendedoras que tem dificuldades de acesso ao sistema bancário convencional.

    O atual presidente do Fórum e também diretor executivo do Banco do Povo de Itabuna Omar Costa chamou atenção para a compreensão dos profissionais sobre do papel do microcrédito. “O mais importante, que nos move e justifica a existência das instituições de microcrédito é a sua finalidade em fazer com que o crédito chegue aos nossos clientes, eles fiquem satisfeitos e o crédito ajude melhorar a vida dos empreendedores”, afirmou Costa.

    “Foi proveitoso e o local agradável permitiu a integração do grupo”, argumentou Ana Rita J. Santos (Agente de Crédito atuante em Salvador pelo Instituto Moradia e Cidadania). Já para o Técnico em Crédito Adriano Alencar do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE) de Feira de Santana a Oficina permitiu crescimento profissional ois “o estudo ajuda a aprimorar e vai melhor meu trabalho no CEAPE”, ressaltou.

    Uma das características dos trabalhadores(as) das Organizações da Sociedade Civil e Interesse Público (OSCIPs) do setor de microcrédito é a faixa etária. Uma boa parte é jovem e estudante. “Eu achei a organização boa e o tema relações interpessoais foi bem trabalhado por Poliana”, considerou a jovem Hilda Janine Gouveia Assistente Administrativa do Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento(CEADE) de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia.

    “O curso acrescentou mais motivação para eu dar continuidade ao trabalho e gostei de rever os amigos do microcrédito”, elencou Elias José de Sousa Neto Agente de Crédito do Banco do Povo de Vitória da Conquista.

   Para a Técnica em Crédito Ana Cláudia Souza da unidade do CEAPE, município de Camaçari a oportunidade da Oficina com outros colegas de trabalho foi satisfatória: “esse foi um momento marcante para olhar dentro de nós e nos ajuda a ter mais motivação.” Cláudia acrescentou, “este encontro foi de bom gosto, bem organizado e todos estão de parabéns”, finalizou.

   “Desde o ano passado está em nosso planejamento, com recursos financeiros garantidos para nossos funcionários participar desta Oficina,” disse Hemes Bomfim Filho diretor executivo do Banco do Povo de Vitoria da Conquista do sudoeste baiano que levou toda a equipe.

 

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta