Coordenação SP marca presença na 1ª Simultânea do Projeto Aprendendo a Tomar Decisões com o Xadrez

24 out 2017
0

Coordenação SP marca presença na 1ª Simultânea do Projeto Aprendendo a Tomar Decisões com o Xadrez

     A Moradia e Cidadania/SP acompanhou a 1ª Simultânea do Projeto Aprendendo a Tomar Decisões com o Xadrez, realizado no Clube da APCEF no dia 21 de outubro de 2017. Participaram do evento: APCEF/SP – Departamento de Esportes, ONG Moradia e Cidadania/SP, a pedagoga Helga Sampaio (responsável pelo projeto), enxadristas Paulo César, Valmir Gongora, José Fernando, Wagner e o mestre Dirk Dagobert Van Riemsdijk. O evento teve como objetivo a valorização do aprendizado até o momento e experimentação da jogada simultânea com enxadristas da APCEF/SP. A simultânea foi de 12 X 1: 08 crianças do projeto e quatro enxadristas experientes contra o experiente mestre Dirk, que venceu a todos.

     Até o momento, as crianças já aprenderam regras básicas de movimentação das peças, tabuleiro e funcionamento do jogo de xadrez e iniciaram o estudo de jogadas específicas. A simultânea representou uma passagem para as crianças, que ainda tem muito a aprender para serem considerados “jogadores”. Durante o evento, os participantes usaram e abusaram da concentração, atenção, dedicação, memória e visão espacial, além de observar o comportamento dos enxadristas experientes.

     Parabéns a todos e destaque especial ao aluno Lucas Toshio, a única criança a levar a primeira partida até o final, presenteado com um livro de xadrez. Agradecemos também a equipe de Esportes pela organização, estrutura e apoio durante o evento.

Categorizados em: