comunicacao@moradiaecidadania.org.br
O ano de 2020, que marca com alegria o aniversário dos 20 anos da Moradia e Cidadania, tem sido também muito desafiador para todos nós: pandemia, isolamento, crise. Para uma parcela significativa da população, tem sido um ano muito, mais muito difícil pois vimos se agravar de maneira severa sua situação socioeconômica.
Um estudo da ONU do final de 2019 apresenta números bem desalentadores em relação ao aumento da extrema pobreza no Brasil. E a pandemia, com seus desdobramentos sobre a economia, agravou ainda mais este quadro.
Enquanto para alguns, os momentos de crise impõem revisão de gastos e mudança de rotina, como viajar menos, por exemplo, para boa parte da população, a restrição chega na mesa, na segurança (ou insegurança) alimentar.
Quando falamos em indicadores, estamos dando um tratamento, digamos, técnico para dados estatísticos. Mas na prática, na vida real, estamos falando da fome! São situações limítrofes que, para um país marcado pela solidariedade e pelo bom humor, não deviam mais estar acontecendo.
Assim, o convite é para que os empregados da CAIXA, de agências, áreas meio, grupos de aposentados, associados ou não à Moradia e Cidadania, se mobilizem para reunir amigos, arrecadar doações e entregar a pessoas, famílias, comunidade e entidades em situação vulnerável de sua cidade, que talvez, sem esta ação, não tivessem um natal digno. Vamos nos conectar a uma rede de solidariedade para fechar com chave de ouro o ano de 2020 realizando, localmente, ações solidárias alusivas ao Natal. Estamos chamando esta campanha de SIM, VAI TER NATAL!
Para os colegas CAIXA que atuam em unidades que já tem esta prática, o convite é para que registrem em fotos ou vídeos, compartilhem em suas redes sociais e marquem a Moradia e Cidadania (no instagram @moradia.cidadania.sc, no facebook @moradiaecidadaniasc, no e-mail coordenadorsc@gmail.com ou no whatsapp 48 9 9143-2567) e, claro, nos sigam nestas redes para construirmos, coletivamente, esta ação de amor e solidariedade. Estaremos assim, estimulando e encorajando equipes que ainda não despertaram esta prática.
Para a equipe que ainda não teve esta oportunidade, disponibilizamos abaixo uma espécie de passo a passo para orientar como fazer e podemos ajudar no que for preciso, inclusive conectar-se e inspirar-se nas pessoas e grupos que já estão evolvidas na campanha, fazendo expandir esta onda de afetividade e altruísmo.
Não estamos pensando em quantidade, competividade, mas sim no gesto voluntário possível, dentro de nossa capacidade e disponibilidade. Pode ser a doação de algumas cestas básicas numa comunidade vulnerável, a doação de presentes (pode ser inclusive presentes usados, em bom estado) que nossos filhos podem doar para serem adotados por outras crianças. Pode ser uma visita a uma instituição de caridade para conhecer sua realidade. O importante, é o gesto de boa vontade, a disposição para ser e construir pontes.
Nós da Coordenação da Moradia e Cidadania SC estamos enviando a todas as unidades um e-mail formalizando este convite e nos colocando à disposição dos gestores das unidades, empregados, associados à ONG ou não, para ajudar na estratégia, dar ideias, apoio, motivação. Se necessário, podemos conectar você com os possíveis beneficiários da ação.
Visite nossa página no Facebook e no Instagram e vamos nos motivar mutuamente, compartilhar as fotos e as experiências, expandir e contagiar.
O voluntariado é um lugar alegre onde todos podemos nos encontrar
Florianópolis, 6 de novembro de 2020
Confira, abaixo, o passo a passo para colaborar com esta campanha e o vídeo do Coordenador Estadual Sandro Xavier:
SIM,VAI TER NATAL!
Campanha de NATAL da Moradia e Cidadania/SC, a ONG dos empregados da CAIXA
Este ano a MORADIA e CIDANIA, ONG dos empregados da CAIXA, comemora 20 anos de formalização. Já existiam, desde 1993, Comitês locais de Combate à Fome e a Miséria, atendendo ao chamado de Herbert de Souza, o Betinho.
Sensibilizada com as consequências nefastas da pandemia de COVID-19 sobre a vida do povo brasileiro e com o aumento da fome e da miséria, a MORADIA E CIDADANIA lança a campanha de em todo o território de SC: SIM, VAI TER NATAL!
Para viabilizar a campanha, solicitamos apoio das Superintendências Regionais de Florianópolis e Chapecó e da APCEFSC, sempre parceiras da ONG, para mais esta ação que aquecerá o coração das pessoas, seja contribuindo, seja recebendo a solidariedade dos empregados, familiares, clientese amigos da CAIXA.
Período: de 02 novembro a 20 de dezembro de 2020 Local: unidades da CAIXA
Coordenação Estadual: Moradia e Cidadania/SC, SR Florianópolis e SR Chapecó Coordenação
Local: gestor da unidade
Objetivo:
Estratégia SIM, VAI TER NATAL!
OBJETIVO:
ONDE:
QUANDO:
A divulgação durante a campanha nos incentivará uns aos outros a participar deste movimento afetuoso de solidariedade SIM, VAI TER NATAL!