Coordenação PE: mulheres de baixa renda recebem certificado de curso do Costura Cidadã no Cecosne

26 mar 2019
0

Coordenação PE: mulheres de baixa renda recebem certificado de curso do Costura Cidadã no Cecosne

      Ocorreu, dia 13 de março de 2019, a cerimônia de entrega dos certificados às concluintes da segunda edição do Projeto Costura Cidadã, na Fundação Cecosne. Na ocasião, 12 mulheres receberam o certificado da coordenadora estadual da ONG Moradia e Cidadania/PE, Selda Cabral.

     O projeto profissionalizante é promovido pela ONG Moradia e Cidadania e Fundação Cecosne desde 2017, e tem o objetivo de capacitar mulheres em vulnerabilidade social em corte e costura para promover a geração de renda, por meio do empreendedorismo e da inclusão no mercado de trabalho. A segunda edição do curso durou 8 meses. Nos 3 primeiros, as beneficiárias tiveram aulas teóricas de português, matemática, preparação ao mercado de trabalho, projeto de vida, empreendedorismo, inglês e espanhol, para em seguida aprenderem as aulas práticas de corte e costura.

      “Nesse projeto, cito dois pontos importantes e agregadores: o de empoderar e fortalecer vínculos das mulheres de todas as idades, e a parceria da ONG com o Cecosne que proporciona mais oficinais (empreendorismo, português e matemática) para as beneficiárias”, relatou a Coordenadora da ONG/PE, Selda Cabral.

     Com os conhecimentos aprendidos no curso, a artesã Maria Luciana empreende para ter renda própria.  “Não estou ganhando uma renda financeira fixa, mas eu já estou ganhando um trocado com as pouquinhas coisas que eu fiz e aprendi no Costura Cidadã. O curso para mim foi tudo de maravilhoso. Obrigado a todos que fizeram parte do meu desenvolvimento. Hoje eu me sinto uma pessoa mais otimista”, disse Maria Luciana.

O início do projeto

     O projeto Costura Cidadã foi construído pelos coordenadores da ONG Moradia e Cidadania em 2014, para que todas as suas coordenações estaduais implantassem o modelo em todo o Brasil. Em Pernambuco, a sua coordenação iniciou o projeto na Escola Profissionalizante Villa Lobos, no bairro de Bonsucesso, em Olinda. Devido ao seu sucesso, a ONG patrocinou, em 2017, seis máquinas de costuras e seis tesouras de corte para o início na Fundação Cecosne, na Madalena. Os recursos que possibilitaram a compra são oriundos do quadro de associados da organização.

Associe-se e colabore com projetos que mudam vidas: ligue para (81) 3222-7020 e saiba como!

 

Categorizados em: