comunicacao@moradiaecidadania.org.br
No dia 29 de novembro de 2014 foi reinaugurado o “Retiro” (casa utilizada para produção de farinha) da comunidade quilombola de Narcisa, um projeto da Rede Bragantina, patrocinado pela Moradia e Cidadania/PA. Foram realizadas adequações no layout, reforma e manutenção de equipamentos, compra e instalação de mais um forno e de um ralador de mandioca. Além da instalação do piso, reforma de paredes, colocação de telas de proteção em torno do espaço e adequação do tanque.
Participaram da ação Joaquim Sacramento, Vera do Socorro e Miriam Braga, pela Moradia e Cidadania/PA, Vicente Ghirardi e Lúcia Reis, representando a Rede Bragantina; e Nazaré Ghirardi, do Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA). Com a reforma, a comunidade aumentará e diversificará a produção de derivados da mandioca, com melhoria da qualidade. Como resultado imediato, subprodutos que antes eram descartados estão sendo aproveitados na produção de goma e tucupi, comercializados pela Rede Bragantina.
Falando nisso…
A Coordenação PA está aguardando a instalação de luz elétrica para aquisição e instalação de um motor bomba para suprir o espaço de água de poço artesiano, melhorando a qualidade e a acessibilidade da água. Além disso, a Rede Bragantina tem planos de ampliar o projeto, viabilizando a utilização dos resíduos da produção, na plantação de hortaliças, a ampliação do mercado de consumidores etc.
ANTES da reforma – Casa utilizada para produção de farinha
{siggal}pa-30.04.2015{/siggal}
DEPOIS da reforma
{siggal}pa–30.04.2015{/siggal}